Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeito ignora 24 meses e faz balanço de 25 dias

Através das redes sociais e dos meios de comunicação de sua propriedade, Mario Tricano, fez uma espécie de balanço das suas atividades a frente da prefeitura de Teresópolis. Até então, tudo normal, já que esse tipo de prestação de contas é extremamente comum no meio político, curioso apenas é o fato do gestor apenas ter feito esse ?balanço? com os seus primeiros vinte e cinco dias de trabalho no ano de 2018, e os outros 24 meses que ocupa o cargo por força de liminares garimpadas na Justiça? Esse período parece ter sido esquecido, ou zerado, e não foi citado no comunicado, que tem forte tom de ?boas notícias?, o que também gerou reações imediatas, sobretudo dos servidores públicos. Segundo Tricano, a ?solução para a crise financeira? da cidade é o pagamento de cerca de R$ 52 milhões em salários ao funcionalismo público.

Anderson Duarte

Através das redes sociais e dos meios de comunicação de sua propriedade, Mario Tricano, fez uma espécie de balanço das suas atividades a frente da prefeitura de Teresópolis. Até então, tudo normal, já que esse tipo de prestação de contas é extremamente comum no meio político, curioso apenas é o fato do gestor apenas ter feito esse “balanço” com os seus primeiros vinte e cinco dias de trabalho no ano de 2018, e os outros 24 meses que ocupa o cargo por força de liminares garimpadas na Justiça? Esse período parece ter sido esquecido, ou zerado, e não foi citado no comunicado, que tem forte tom de “boas notícias”, o que também gerou reações imediatas, sobretudo dos servidores públicos. Segundo Tricano, a “solução para a crise financeira” da cidade é o pagamento de cerca de R$ 52 milhões em salários ao funcionalismo público.

O vídeo, divulgado pelo YouTube no canal da assessoria de imprensa da prefeitura e publicado também na Fanpage institucional no Facebook, tem pequena duração e trata de três assuntos basicamente: o pagamento dos servidores, essa pretensa solução para a crise financeira do município e agradecimentos pessoais ao vice, Sandro Dias. Diz o prefeito: “… em apenas 25 dias, depois do meu retorno, totalizaremos 52 milhões de reais aplicados apenas em pagamento de pessoal. Essa é uma marca muito importante para nós!”, diz a parte inicial do vídeo. Como amplamente divulgado por nossas manchetes e seguidas reportagens e coberturas de movimentos de greve, desde outubro de 2016, curiosamente após o período de campanha eleitoral, em que o próprio ilustrava as possibilidades a disposição da população, que a classe dos servidores municipais não sabe o que é receber seus proventos em dia.

O que era um, ou dois meses de atraso com o cassado Arlei Rosa e seu vice Márcio Catão, se transformou em três e até quatro folhas de atraso, com agravantes de cassação dos direitos a benefícios como plano de saúde e auxílios diversos, durante a gestão tricanista. Excetuando-se, claro, o período de campanha eleitoral de 2016, que o político manteve em dia até o mês do pleito rigorosamente em dia, com o uso dessa atitude inclusive em suas promessas de campanha, como admitiu no próprio vídeo em questão. Desde aquele mês de outubro de 2016, até agora, a maior classe assalariada do município, simplesmente, não pode contar com os seus proventos no fim do mês, e nos meses seguintes, iniciando aquela que já foi considerada por muitos como a pior crise econômica já vivida pela cidade. Empregos perdidos, empresas fechadas, família deixando a cidade, enquanto os servidores presenciavam suas contas nos bancos acumularem juros e mais juros. Isso, o balanço do prefeito não citou.

 Mas, ainda que o pagamento dos atrasados tivesse mesmo amenizado o problema dos servidores, que ainda assim permanecem incrédulos de que vão continuar a receber em dia no futuro breve, outra declaração do político tirou os internautas do sério, a chamada: “Solução para a crise financeira”. Disse o prefeito no vídeo: “A minha mensagem para a sociedade de uma forma geral, em especial ao comércio de nossa cidade, é que pagando esses 52 milhões de reais aos servidores públicos municipais, em apenas 25 dias, conseguimos com isso levar um dinheiro novo no comércio da cidade e na economia da cidade, o que é muito importante para nós. Vamos aquecer a economia da cidade”, finaliza o trecho Tricano. Em resumo, o dinheiro pago aos servidores é que vai solucionar o problema econômico e financeiro gerado e potencializado nos últimos anos de sua gestão. Se fosse apenas no período que compreende o balanço de gestão, ou seja, 25 dias, até que seria razoável, o problema são os juros e a situação de insolvência vivida por muitos destes servidores que, mais que consumir e comprar, terão de pagar contas atrasadas, juros cobrados pelos bancos, e cobrir os empréstimos pessoais feitas para não comprometer a saúde e a vida de centenas de famílias dependentes do provento.

Já na aba dos “Compromissos assumidos”, Tricano ataca a corrupção, mas não na máquina administrativa, com compras direcionadas, licitações suspeitas, evasão de recursos com fornecedores estrangeiros, excessos de cargos comissionados, desvios de função, compras superfaturadas, contratos fraudulentos, mas com as escutas armadas pelos secretários da sua gestão para os vereadores. “Quando eu assumi, no meu discurso de posse, eu assumi dois compromissos principais. Um deles era passar a cidade a limpo, ou seja, acabar e combater a corrupção, e isso eu fiz denunciando a Câmara de Vereadores ao Ministério Público do estado. E o segundo, que está sendo completado agora é o de colocar a folha de pagamentos em dia. Mesmo com grande dificuldade estamos fazendo, nos próximos dias estaremos com todo o pagamento dos funcionários públicos municipais em dia”, diz o prefeito no vídeo que finaliza com agradecimentos pessoais ao empenho de Sandro Dias enquanto ele esteve fora.

– Reações da população ao pronunciamento de Tricano 

Nossa reportagem recebeu alguns comentários sobre o vídeo e algumas críticas feitas a postura do prefeito Tricano. “Só acho engraçado o prefeito vir aos meios de comunicação dizer que a entrada dos nossos salários é uma boa notícia para o comércio da cidade. O senhor deve estar de brincadeira né prefeito? O meu salário se foi todo em dívidas e juros que o senhor fez com que me envolvesse por não ter a hombridade de pagar em dia nos últimos meses. Aliás, meses que o senhor parece também ter esquecido nesse balanço! Vem a público falar destes dois anos que já tá aí afundando nossa cidade! Isso é que eu quero ver acontecer”, lamenta e protesta um servidor que entrou em contato com nossa redação pedindo providências. Mesmo entendendo a angústia do funcionário da prefeitura, infelizmente, o Chefe do Executivo pode falar o que quiser, cabe à população utilizar o poder de reflexão para julgar aquilo que está sendo dito e afirmado.

“É muita cara de pau desse sujeito! Pega o dinheiro do IPTU, que sempre entra mesmo, paga meia dúzia de dívidas com um dinheiro que deveria ser empregado ao longo do ano e vem a público, prestes a cair para dizer que resolveu o problema! Isso é mentira! Pura e deslavada! Não entendo como a Justiça ainda nos força a pagar esse preço tão alto. O sujeito está destruindo a cidade! Esse dinheiro que ele usou tudo de uma vez era para ser aplicado ao longo do ano em investimentos, em projetos e em melhoria para o município, e não para pagar uma dívida criada por ele mesmo. E convenhamos fazer balanço de 25 dias? E os outros que ele afundou a cidade e correu para resolver problemas pessoais? Espero que a cidade aprenda finalmente”, explica uma servidora.

“Eu só gostaria mesmo que todos os eleitores que deram votos a este homem colocassem a mão na consciência e percebam como nossa sociedade está pagando um preço alto demais por tanta inconsequência. A lei da Ficha Limpa não está aí para punir, mas sim para nos proteger daqueles que não podem exercer cargos públicos por desvios de conduta. Um crime é um desvio de conduta, e não pode ser relativizado na hora de escolher um governante, senão, todos nós pagamos caro por isso. O prefeito esquece-se de colocar no seu balanço que os hospitais não estão recebendo, que ele está sendo investigado por inúmeras ações incondizentes com o cargo que ocupa que nos anos que esteve a frente da gestão foi por culpa dele que a economia decaiu severamente. Isso tudo é um joguinho para convencer eleitor e o problema todo é que tem convencido muitos nos últimos anos, precisamos nos livrar dessa raça”, diz servidor.
  

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE