Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Precisamos acreditar na ciência

Estamos vendo vários agentes econômicos, sociais e acadêmicos bradando que precisamos considerar a ciência. De fato, jogarmos todo o conhecimento científico acumulado é uma grande burrice.

Estamos vendo vários agentes econômicos, sociais e acadêmicos bradando que precisamos considerar a ciência. De fato, jogarmos todo o conhecimento científico acumulado é uma grande burrice.
Muitas pessoas tem tido uma postura negacionista, isto é, negar as afirmações da ciência diante da pandemia. Algo que não é novo como alguns podem pensar. Mas é uma atitude recorrente ao longo de séculos de humanidade. A era da informação deixou ainda maior o abismo entre o conhecimento e aqueles que insistem em ter suas próprias convicções sem nenhum tipo de comprovação.
No entanto, algumas vozes estão, sem perceber, sendo quase tão limitadas quanto os negacionistas. Pensam que ciência se resume a epidemiologia ou infectologia. Esquece-se que economia é uma ciência. Psiquiatria é uma ciência, e tem muito a nos mostrar nesse tempo de isolamento. Assim como psicopedagogia, engenharia, contabilidade e etc. Existe um enorme espectro de campos científicos e suas subdivisões.
Dessa maneira, precisamos ouvir não só os epidemiologistas, infectologistas, médicos, sanitaristas e outras profissões que tem irrefutável protagonismo no momento atual.
Necessário nos é dar voz a todos. E entendermos como as dinâmicas e interações entre os diferentes segmentos podem nos dar novos caminhos e soluções. Grandes conquistas foram feitas quanto se uniu diferentes fontes de conhecimento gerando construções multidisciplinares.
Problemas extremos e ao mesmo tempo complexos exigem equilíbrio e ponderação. Essa integração entre diferentes ciências pode trazer a harmonia que precisamos. Nosso apelo é que acreditamos na ciência. Em todas elas!

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE