Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PP é oficialmente suplente a uma cadeira na Câmara

Processo que pode abrir vaga na Câmara ainda não tem data para julgamento

Wanderley Peres

Reunião no cartório da 195a. Zona Eleitoral nesta segunda-feira, 23, fez o reprocessamento dos votos para a Câmara Municipal, em Teresópolis. Conduzida pela juíza Marcela Assad Caram Januthe, a retotalização, que deu ao PP a condição de substituição de cadeira a ser vaga, atende ao trânsito em julgado de ação movida pelo Progressistas no Tribunal Superior Eleitoral, que validou os votos do candidato Tonhão Demolição, dando ao Progressistas, definitivamente, a primeira posição na fila da suplência à Câmara, no caso da cassação dos votos do PSL e a perda do mandado do vereador Gustavo Simas, processo que está concluso para julgamento. Com 5.646 votos, o DC era o primeiro na fila, mas o acrescimo dos votos do candidato Tonhão elevaram de 5.448 a 5.703 a votação do PP, ficando a legenda ligada ao Tricano 57 votos na frente.

Segundo mais votado do partido Democracia Cristã, com 953 votos, o candidato Sérgio Mauro foi quem apresentou Ação de Investigação Judicial Eleitoral junto à 195.a Zona Eleitoral, quando denunciou, em novembro do ano passado, o uso de candidaturas laranjas na nominata de vereadores do PSL em Teresópolis e pediu a suspensão da diplomação do mais votado da legenda, Gustavo Simas, e dos suplentes, por estar, supostamente, "maculado de evidente fraude o percentual de cotas de gênero de sua chapa", o que demonstraria a irregularidade de todos os votos computados à legenda partidária. A redistribuição dos votos chegou a ser feita, mas o vereador recorreu da decisão e se manteve no cargo, enquanto o PP buscou validar os 255 votos do candidato Tonhão Demolição, dados como perdidos e que daria a André do Gás a vaga a ser aberta e não a Sérgio Mauro, do DC.

Além de validar os 255 votos de Tonhão, o PP já tinha conseguido recuperar outros 502 votos, validando as candidaturas de Paulinho Carvalho (207 votos) e Teixeira (295 votos), e a do próprio André do Gás, que estavam todas sub judice. A retotalização resolveu apenas a prioridade à vaga, que será do PP e não mais do DC, justamente quem pediu a cassação dos votos do PSL.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE