Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Postos de saúde vacinam contra sarampo e febre amarela

Veja quem precisa buscar a imunização nas unidades administradas pelo município

Com o objetivo de alcançar 100% de cobertura vacinal do público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (13), à campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo e da dose de reforço da vacina contra a febre amarela. O atendimento é realizado das 8h às 17h nos postos de saúde do interior e nos PSFs da cidade. Os PSFs da Fonte Santa, Meudon e Rosário atenderão ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados até às 17h. 
De acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, em 2017 o município vacinou mais de 120 mil pessoas contra febre amarela, uma cobertura superior a 80% do público-alvo, na cidade e no interior. Desde 2018 o Estado do Rio de Janeiro é considerado área com recomendação de vacinação em toda a sua extensão (92 municípios). Para segurança da população é imprescindível o alcance da meta de cobertura vacinal recomendada no Calendário Nacional de Vacinação, em pelo menos, 95% da população alvo. 

Quem deve vacinar contra Febre Amarela 
O calendário nacional de vacinação teve mudanças este ano. Crianças com 4 anos receberão dose de reforço contra a febre amarela. O esquema básico de vacinação em todo Brasil deve ser de 1 dose aos 9 (nove) meses de vida e um reforço aos (4) quatro anos de idade. E se a pessoa tiver recebido uma dose da vacina antes de completar (5) cinco anos de idade, está indicada a dose de reforço, independente da idade do indivíduo, procure o serviço de vacinação. 
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma única dose da vacina contra a febre amarela protege para a vida toda. No entanto, estudos indicam que a resposta é menor quando a dose é aplicada muito cedo, como aos 9 meses, como prevê o calendário nacional. Por isso, será dada a vacina de reforço aos 4 anos.
Segundo a responsável técnica pelo Setor de Imunização, Daurema Docasar, é importante que todos atualizem a caderneta de vacina. “Além das novas regras de vacinação para febre amarela, quem também nunca tomou deve se vacinar agora”.

Quem deve vacinar contra o Sarampo 
Considerando o cenário no estado do Rio, hoje contabilizando 375 casos de sarampo confirmados entre o período de 01 de Janeiro de 2019 a 12 janeiro de 2020, a Secretaria Estadual de Saúde, achou por bem intensificar a vacinação para conter o avanço da doença.  Assim, começou também nesta segunda a Campanha Estadual de Intensificação de Vacinação contra o Sarampo. A ação vai até 13/03/2020 para vacinar a população de 6 meses a 49 anos, podendo estender para 59 anos. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE