Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

População passa a noite em fila em frente à Secretaria de Educação

Pais e responsáveis tentam senha para fazer matrícula e transferência dos filhos

Na manhã de terça-feira (04), pais e responsáveis formaram uma fila em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação para conseguir atendimento para realizar a matrícula dos filhos em escolas e creches municipais e também tentar transferências. De acordo com o site da Prefeitura, apenas 100 senhas estão sendo disponibilizadas por dia para a população a partir das 8h da manhã. 
Algumas pessoas, com medo de não serem atendidas, resolveram passar a noite na porta da Secretaria Municipal de Educação. Outras chegaram o mais cedo que conseguiram para estar dentro das 100 senhas, mas muitos ficaram de fora. Depois de muita conversa foram liberadas outras 119 senhas.
Mães, sem ter com quem deixar os filhos, tiveram que levá-los para aguardar junto com elas de pé na fila. Trabalhadores tiveram que faltar o dia de serviço com a esperança de serem atendidos sem ter que precisar voltar no outro dia. Situação lamentada por muitos que lá esperavam.
“Chegamos aqui era 6h, já está um grande tumulto por causa da integração. Aqui de manhã tinham mais de 300 pessoas, acredito eu que muita gente foi embora. A fila estava lá em cima. Aí nós perdemos o dia de trabalho e falaram que iam distribuir só mais 100 senhas. Se a pessoa não conseguir hoje, tem que voltar amanhã”, explica Gilmar Eneres.
“Eu to aqui desde 6h esperando, e tive que ir em casa pra trocar o sapato da minha filha que estava machucando o pé dela. Gastei R$ 50,00 de táxi porque com essa confusão dos ônibus fiquei com medo de não chegar aqui a tempo”,  reclama Rosa Bento.
“Eu cheguei às 5h50. Em novembro, eu procurei a Secretaria de Educação para pedir a transferência do meu filho. E fui informada que só ia começar hoje e que seriam só 100 senhas por dia,” relata Juliana Pfister.   

Período de Matrículas
O período de renovação de matrícula terminou no final do mês de janeiro (31). De acordo com o site da prefeitura, o início para novas matrículas, transferência por mudança de endereço ou por transferências provenientes de escolas particulares, estaduais ou de outros municípios, começou na terça-feira (4) de fevereiro. Com as mudanças do trânsito para a implantação do Sistema de Integração do Transporte Público da cidade, o ‘Integra Terê’, muitos estão buscando fazer a transferência dos filhos para uma escola mais próxima de casa, gerando uma procura acima do normal. O atendimento aos responsáveis está sendo realizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Rua Carmela Dutra, 475 agriões, a partir de 08h, distribuindo 100 senhas por dia. 

Os documentos necessários para a transferência entre escolas da rede pública municipal de Teresópolis são: 

* Identidade do responsável (Xerox) 
* Xerox do comprovante de residência (caso for alugado: declaração de próprio punho do proprietário ou contrato de aluguel) 
* Intenção de transferência (original) para transferência entre escolas municipais

Os documentos necessários para  matrículas novas ou transferências oriundas de escolas particulares, estaduais ou de outros municípios são: 

* Identidade do responsável (Xerox)
* Xerox do comprovante de residência (caso for alugado: declaração de próprio punho do proprietário ou contrato de aluguel) 
* Xerox da declaração de transferência e/ ou histórico escolar 

A equipe do Diário de Teresópolis entrou em contato com a prefeitura que em nota se pronunciou sobre o corrido: “Nesta terça-feira, 4, a Secretaria Municipal de Educação iniciou as transferências de alunos da rede. Os pais que cometeram algum tipo de erro no preenchimento das matrículas também puderam resolver suas pendências. De início, foram distribuídas 100 senhas para que os pais fossem atendidos de forma confortável e individualizada. Os primeiros 100 pais que entraram na Secretaria foram encaminhados para o local destinado à espera, que conta com cadeiras e infraestrutura para recebê-los. Quem chegou após a entrega das senhas foi informado que deveria regressar em outro momento para que os atendimentos fossem realizados com mais tempo, oferecendo aos pais uma maior atenção.
Todavia as pessoas que ali estavam  decidiram que só sairiam da fila após atendimento. Desta forma, a Secretaria de Educação achou por bem distribuir mais 100 senhas para atender esse 2º grupo. Vale lembrar que as transferências vão até a próxima sexta-feira, 7.”

“Chegamos aqui era 06h, já está um grande tumulto por causa da integração. Aqui de manhã tinham mais de 300 pessoas, acredito eu que muita gente foi embora. A fila tava lá em cima. Aí nós perdemos o dia de trabalho  e falaram que iam distribuir só mais 100 senhas. Ai se a pessoa não conseguir hoje tem que voltar amanhã,” explica Gilmar Eneres.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE