Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

População é contra ideia de “novo bairro” na Sudamtex

Ideia do governo Claussen, que não explica projeto, não agrada o principal interessado, o teresopolitano

Na edição do último fim de semana, O DIÁRIO destacou mais uma promessa de utilização da área mais valorizada na região central do município, o grande terreno de propriedade da Dona Isabel S.A., a Sudamtex, empresa que, diante de grandes valores em multas por crimes ambientais, se viu obrigada na Justiça a doar parte do espaço para Teresópolis. Depois de Jorge Mario e Arlei Rosa endossarem projetos para a utilização do local, agora é Vinicius Claussen quem pretende “tomar posse” do valorizado espaço. A ideia apresentada pelo governo atual, porém, diferente do que foi discutido pelos anteriores, não agrada nem um pouquinho os maiores interessados no desenvolvimento do nosso município, os teresopolitanos. Segundo pouco que se sabe, visto que a prefeitura não responde às solicitações cobrando mais detalhes do projeto que envolve milhares de pessoas direta e indiretamente, a ideia é criar um “novo bairro”, que se chamaria George March, em homenagem ao fundador do município. Um dos antigos prédios seria transformado em nova sede da prefeitura e outros galpões no “EducaParque”, abrigando instituições que hoje funcionam de forma bastante precária no município e que não há indicativo de melhorias apenas mudando de endereço. Parte da margem do rio Paquequer, não edificável e portanto sem nenhum interesse comercial, seria transformado em “parque fluvial do Paquequer”. Quanto ao loteamento de todo o restante do terreno, a maior parte, aliás, não há informações como funcionaria para se tornar um “bairro”. O que se pode afirmar, como citado acima, é que a ideia não agrada nem um pouquinho o cidadão teresopolitano. Nesta segunda-feira, realizamos uma enquete através da página do jornal na rede social Facebook, pesquisa que alcançou quase 12 mil pessoas e teve cerca de 200 de comentários. A grande maioria, apontando caminhos totalmente diferentes do que pretende, ou promete fazer, Vinicius.

 

Projeto apresentado por Vinícius Claussen e o antigo projeto do "Parque da Cidade" durante o governo Jorge Mario

​
Boa parte dos entrevistados faz referência ao projeto idealizado pelo extinto “Nossa Teresópolis” e endossado pelo então prefeito Jorge Mario, recebendo apoio inclusive do então Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, que previa transformar toda a área em um grande parque urbano, nos moldes do Ibirapuera, em São Paulo, ou mesmo o Central Park, em Nova Iorque. Outros, lembraram a necessidade de mais investimento na área de saúde, utilizando parte do terreno para a também prometida “nova Upa”, por exemplo. Novas indústrias ou empresas também estão nos sonhos daqueles que estão vendo Teresópolis perder dinheiro e qualidade de vida. Abaixo, veja alguns dos muitos comentários sobre importante tema.

 

Depoimentos
Leonardo Barros: “Teresópolis precisa de uma política séria que traga grandes indústrias e gere renda para população e faça o dinheiro circular na cidade para todas as classes sociais e não fique com discursos de mimimimi e blá, blá, blá que beneficiam alguns senhores feudais!”.
Léo Rabello: “Deveria ser construído um espaço como o Sesc quitandinha em Petrópolis. Teresopolitano não tem nada para se fazer nos fins de semana. Um parque com food trucks, espaço para crianças, mesas para refeições, e espaço para animais seria perfeito”.
Selma Bacellar: “Um grande parque municipal com áreas de lazer, exposições e eventos”.
Gilvania Rufino: “Sou a favor de transformar em um parque,no estilo Terra Encantada. Que sonho!”
Neusa Leverone: “Terê está precisando de uma bela praça para população caminhar e lazer”.
Leda Jung: “Porque não dá mais charme, cidadania e qualidade de vida para a população teresopolitana? Transforme esse espaço maravilhoso em um grande parque, com lindos jardins, reflorestamento em alguns espaços, um gramado bem cuidado para que a população possa desfrutar”.
Gisele Araujo: “Sou a favor da antiga ideia de um Parque Municipal, acho que Teresópolis necessita de espaços onde as famílias possam ter momentos de lazer com menor custo. Mas, no entanto, sabemos que nossa cidade tem muitos lugares ociosos que servem para o crescimento do vandalismo e também existe a carência habitacional, então, tornar o espaço útil acaba sendo mais necessário”.
Rosangela Martins: “Um hospital seria bom. Boa localização. Pense a saúde caos SOS saúde”.
Rodrigo Cosenza: “Havia um projeto anterior bem mais interessante e com impacto positivo no espaço urbano. Teresópolis não pode se organizar sempre acatando os interesses da especulação imobiliária. É preciso planejar a cidade pensando na mobilidade urbana”.
Ricardo Martins: “Acho que o espaço deveria ser pensado para geração de postos de trabalho, coisa que nossa cidade carece e muito”.
Miguel Maggessi: “Deveria virar um grande parque, inclusive com o uso e reforma dos galpões para inúmeros eventos indoor que hoje ocupam espaços urbanos que não foram feitos pra isso, como os eventos cervejeiros na Praça Nilo Peçanha ou no Regadas. Como o clima é sempre instável na cidade e muitos desses eventos acabam cancelados pela chuva, aqueles galpões iriam agregar muito! Seriam como uma espécie de Riocentro pra Teresópolis”.
Tiago Rozas: “Pode virar um parque, pode destinar parte da área para a nova UPA, nova sede da prefeitura e transformar a antiga em museu, pode ser tudo, menos um novo bairro. Uma nova rodoviária com regras de uso das lojas mais rígidas priorizando comércios melhores estruturados seria muito bom também, vergonhosa nossa rodoviária atual”.
Dulce Maria: “Um Parque (ex: Ibirapuera), seria excelente ou Um novo modelo de Cemitério (ex: Jardim da Saudade) com iluminação, infraestrutura, segurança e quem sabe ponto turístico. Poderia ser um bairro para melhor idade com casas pequenas, calçadas niveladas, uma ciclovia decente, assistência médica (ex: Campus Universitário)”.
Mônica Mello: “Não sou a favor de transformar as plantas embaixo precisamos de hospital municipal aquilo dá vários lugares para os consultas é isso que nós estamos precisando concordo com os amigos que botou o hospital e os outros comentários também”.
Fábio Alic: “Não. Faça um Jardim Botânico. Se deixar surgir novos bairros, Teresópolis se transformará em uma sucursal da baixada na serra”.
Pedro Alberto Melo: “Precisamos de um Parque Municipal para as nossas crianças. Há também espaço para a instalação de um comércio e promoções de eventos”.
Yuri Ramos: “Acredito que a cidade necessita de dinheiro novo entrando, e uma opção de deixar a cidade mais chamativa a empresas grandes deve ser dada muito mais ênfase do que a criação de um novo bairro”.
Andressa Faria: “Um bosque com lazer para todos seria ótimo! Um lugar para a família. Na cidade não temos qualidade de vida,para ir na cachoeira ( no parque) temos que pagar,isso é bem ruim. Tudo que for fazer é pago. Triste isso”.
Sérgio Bittencourt: “Concordo com alguns. Mas pensando em crescimento e divisas para a cidade, é muito melhor fazer um grande parque de eventos para os jovens, que ficam na madrugada nas praças, e os vizinhos reclamando. Lá poderiam se divertir sem incomodar ninguém. Nos finais de semana ou em datas festivas, bons eventos pra chamar o turista, como já fazem as cidades vizinhas”.
Tiago Rozas: “Lendo os comentários, aparentemente nós teresopolitanos sabemos bem várias destinações úteis pra área, infelizmente a prefeitura parece não pensar como toda a população”.
Andreia Coutinho: “Acho que eles não conseguem nem fazer uma manutenção dos bairros q já existe. Imagina criar mais um bairro! Realmente fazer obra todo mundo quer mais o saneamento ninguém fala nada”.

Mais sobre o antigo projeto
O projeto da época de JM previa a construção de uma avenida central, que cortaria o parque de um extremo ao outro, permitindo fácil acesso a todas as áreas, e os seguintes atrativos: – Loja de Souvenir; – Restaurante; – Quiosques; – Estacionamento para cerca de 150 veículos; – Concha acústica; – Áreas infantil e de exercícios ao ar livre; – Quadras poliesportivas; – Ciclovia; – Pista de Cooper; – Área gramada para piquenique; – Centro de educação ambiental; – Centro de convenções; – Jardim botânico com bosque de flores, espécies nativas, horto para cultivo de ervas fitoterápicas; – Lago de aproximadamente 8.500 m2 com pedalinho, cisnes e deck com ponto de visitação para a antiga chaminé da fábrica. “O parque é um sonho ambicioso de uma Teresópolis melhor, mais bonita e acolhedora. Vale a pena sonhar, este é sempre o primeiro passo para a concretização de uma grande ideia!”, divulgou o “Nossa…” na época.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE