ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Polo Gastronômico realiza mais um festival "Sabores Britânicos"

Data: 01/10/2021

O festival, além de proporcionar pratos deliciosos, traz curiosidades das famílias inglesas que fazem parte da história de Teresópolis - Paola Oliveira

Paola Oliveira 

O Polo Gastronômico de Teresópolis deu início esta semana a quarta edição do festival “Sabores Britânicos”, que segue até o dia 31 de outubro. Todos os anos, desde 2018, entre junho e julho a cidade conta com o festival, que além de proporcionar pratos deliciosos, traz curiosidades das famílias inglesas que fazem parte da história de Teresópolis. Para Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico e também proprietária do mais novo restaurante da cidade, o Dona Tê, é importante levar a essência e raízes da cultura local para os teresopolitanos e turistas. “Primeiro para resgatar a nossa gastronomia, que é um grande atrativo turístico da cidade e temos referência de grandes chefes e, trazer um pouco da colonização inglesa. Tem muitas famílias inglesas aqui na nossa cidade e poucas pessoas conhecem. Cada família será representada com a sua história, com sua colonização e como chegou à cidade”, conta. “É um movimento econômico estimulado ao pertencimento do cidadão teresopolitano, seja daquele que nasceu aqui ou aqueles intrusos, como eu, que se apaixonaram pela cidade”, completa Beth Mazzi, vice-presidente do Polo Gastronômico, que morou por 10 anos na Europa e hoje é admiradora apaixonada por Teresópolis. “Dá um orgulho em saber que a cidade é a única que tem essa força da colonização britânica, que teve uma estrutura urbanística diferente por conta disso”, destaca.
Em 2020, mesmo com a pandemia, restrições e medidas sanitárias, o evento não deixou de acontecer. Os representantes e associados do polo tiveram que buscar alternativas para levar os sabores da história da colonização à casa das pessoas. Foi assim que o festival ocorreu somente por entrega. “A gente precisa desse contato para contar a história. No ano passado foi feito pelo delivery, porque não podíamos deixar de participar, mas sem ser presencial não tem como contarmos a história, vivenciar e saber o que o cliente gostou”, conta a presidente do Polo.
Este ano os restaurantes podem receber os clientes presencialmente, atendendo as medidas necessárias para segurança de todos. Mas, para os que quiserem fazer o seu pedido para degustar as delicias do festival no aconchego de casa, os pratos estarão disponíveis para delivery. “Esse festival tem o apoio da prefeitura que está nos cedendo espaços para divulgação com banners. Nós participamos junto a prefeitura de todos os protocolos de abertura durante a pandemia, e também do gabinete de crise. Então toda essa interação nos faz se orgulhar muito de estar em Teresópolis”, ressalta Beth Mazzi. 

O Polo
O Polo Gastronômico de Teresópolis conta com cerca de 20 associados. Cada um durante o mês do festival vai apresentar pratos especiais com receitas inglesas e, o toque dos chefes de cozinha brasileiros, além de apresentar a história de uma das famílias. “São muitos restaurantes participando do polo gastronômico e cada restaurante irá homenagear uma família inglesa”, revela Vânia Baddini. “Estamos  divulgandoum folheto que vai ser como um guia, dizendo qual restaurante participa, qual o prato, a família inglesa que representa e qual a ligação do prato com a história”, conta Beth.   
Todos os detalhes sobre o evento estão disponíveis nos canais de comunicação do Polo Gastronômico, como Facebook https://www.facebook.com/pologastronomicoteresopolis/ e Instagram @pologastronomicoteresopolis.  “Vejam a nossas redes sociais, a nossa fanpage, que está acabando de ser feita para entregar um festival muito bonito para a nossa cidade”, promete a vice- presidente.  “Os restaurantes já estão com os nossos pratos ingleses deliciosos, chás ingleses, cafés, apresentando nossa gastronomia britânica. Convidamos a todos para conhecerem esses pratos nos restaurantes”, finaliza Vânia. 

RESTAURANTES
Caldo de Piranha
Manjericão
Varietá
Novilho de Ouro
Trick Treats Cakes Fun
Intercity
Restaurante Cremerie
Sinha Sabor da Fazenda
Nine Pizzas
Paraíso de Agriões
Viva Itália
Pousada Terê Parque
Padimpe
Tempero Com Arte
Sucrecolorê
Quintal do Moquem
MadBrew
Lusitania Culinaria Portuguesa
Vila St.Gallen
Bisou Gourmet
Burrata Bistro
MRSG Casa de Chá
Maria Torta Café

 

 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros encerram buscas em prédio que desabou na Baixada Fluminense

Academia de Letras volta com atividade presencial no Dia da Cultura

Exigência de máscara e comprovante de vacinação para entrada no Fórum

FIRJAN: A gestão em Petrópolis e Teresópolis

Presidente Bolsonaro afirma que governo não interferirá em preços

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy