Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia e Procon de olho em lojas que vendem kit gás irregular

?Operação Conversão? investiga quadrilha que tem atuado em diversos municípios

A Polícia Civil e o Procon Estadual desencadearam nesta quinta-feira, 28, a Operação Conversão, que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha que faz instalação irregular de equipamentos de gás natural veicular (GNV). A ação foi desencadeada pela Delegacia de Defraudações (DDEF), com apoio das delegacias especializadas. O bando utiliza documentação falsa e empresas em nome de laranjas para realizar o serviço e atua em diversos estados. Alguns proprietários de empresas laranjas, segundo investigações, recebiam percentuais pelas vendas sem declarar impostos. Seis pessoas foram presas e sete estabelecimentos interditados.

Na ação desta quinta-feira, policiais cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão na Zona Oeste da capital e Baixada Fluminense. As investigações apontam que muitas dessas empresas são controladas por milicianos. Esse grupo, ainda segundo a polícia, ameaça os responsáveis pela fiscalização. Ao todo foram quatro meses de investigação. Policiais descobriram que os equipamentos de gás eram instalados de forma irregular e não apresentavam itens de segurança, expondo, dessa forma, os consumidores a risco. Há relatos de que automóveis explodiram devido ao vazamento e má instalação de gás.

Denúncias
As denúncias recebidas pelo Procon-RJ informaram que os estabelecimentos não possuem CRI – Certificado de Registro de Instalador – emitido pelo Inmetro, que permite realizar a instalação, conversão e manutenção do equipamento de GNV. Além disso, relatam que os cilindros usados na instalação seriam oriundos de veículos furtados, roubados ou incendiados, que não possuem nota fiscal de origem, nem inspeção de segurança.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, fez uma advertência: – O consumidor precisa se atentar ao contratar a instalação do kit gás em seu veículo e consultar se a empresa é credenciada pelo Inmetro para realizar a instalação. Deve escolher um instalador registrado que possua CRI ativo e sempre solicitar a nota fiscal do serviço e dos componentes do GNV. Se possível, preferir cilindros novos, pois assim o comprador terá certeza que o equipamento foi aprovado em testes e não apresentam riscos de terem sofrido sinistros.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE