Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PMT capacita servidores sobre sistema de aprimoramento de dados

Ferramenta eSocial busca unificar o envio de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Administração, realizou na manhã desta quinta-feira (20) uma palestra de capacitação para os servidores municipais a respeito da ferramenta eSocial, do Governo Federal, que visa aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais. A capacitação aconteceu no Teatro Municipal para servidores dos setores da folha de pagamento e do recursos humanos das secretarias de Administração, Saúde e Educação. “Hoje, estamos capacitando os servidores sobre o que é o eSocial. A partir daí, estaremos adequando os sistemas internos da prefeitura para que a máquina pública tenha mais transparência e eficiência”, explicou o Secretário de Administração, Lucas Guimarães.
A palestra foi ministrada pelo contador Filipe Santos, também especialista em eSocial. “Esta ferramenta vai simplificar todo o sistema administrativo do órgão público, bem como promover uma melhor fiscalização, uma vez que os acessos aos dados disponibilizados serão mais rápidos”, explicou.

Sobre o eSocial
O eSocial é uma sistemática que visa à unificação do envio de informações pelo empregador, em relação aos seus empregados, em cumprimento das obrigações previstas na legislação trabalhista, previdenciária e tributária. Tem como objetivos viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; simplificar o cumprimento de obrigações; e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.
As informações ficarão armazenadas no ambiente nacional do eSocial e poderão ser acessadas apenas pelos participantes do projeto (Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Secretaria da Receita Federal do Brasil) para fins previdenciários, fiscais, de apuração de tributos e FGTS.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE