Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Piranhas da Serra, 35 anos de história em Teresópolis

Empolgado e "polêmico" bloco abre as festividades de carnaval nesta quinta-feira

Paola Oliveira

Teresópolis já está em clima de carnaval e os blocos carnavalescos estão animados para sair às ruas levando alegria e muito samba para os foliões. A programação conta com muita música e agitação nas principais praças da cidade, como por exemplo, a Nilo Peçanha, no Alto e a Olímpica, na Várzea. E quem ficar pela região central nesse primeiro dia de folia vai encontrar um público “diferente”, que há mais de três décadas dá um colorido mais do que especial ao carnaval teresopolitano. Hoje é dia do tradicional Piranhas da Serra, que há 35 anos é responsável pela abertura do evento no município, levando para a folia homens fantasiados de mulher, e, entre eles, muitas mulheres usando as vestimentas dos maridos, namorados ou irmãos, por exemplo.
Nos primeiros anos o bloco enfrentou o preconceito, chegando a levar às ruas o enredo “Heróis da Resistência”, mas hoje é um marco na história do carnaval de Teresópolis. Mário Jorge, conhecido também como Mário Aranha, com o desejo de curtir o carnaval com amigos tão empolgados quanto ele, resolveu pôr o bloco na rua na quinta-feira de para antecipar os dias de folia. E deu certo. “A história do bloco a gente conta no livro, mas resumindo, eram seis amigos que saíram na quinta para ganhar mais um dia de carnaval. Inicialmente éramos trinta, mas só conseguimos reunir seis determinados e corajosos. Foi teve início essa brincadeira, há 35 anos”, conta Aranha.

Muitos teresopolitanos que pularam o carnaval no Bloco das Piranhas levam consigo algum relato. Foi com base nesses longos anos de estrada que o livro com a história do bloco foi pensado. O grupo foi um dos poucos que enfrentou os anos que a cultura carnavalesca passou por dificuldades na cidade.  “O segredo é ser persistente, a gente vem resistindo ao tempo e vamos comemorar agora 35 anos de folia. E estamos ai mais uma vez, para apresentar a nossa brincadeira, nossa irreverência na Calçada da Fama e na Praça Olímpica, e tentar fazer um carnaval mais alegre, que a gente vem tentando resgatar durante esse tempo”, afirma o organizador.
Além do samba e do desfile das melhores fantasias, o bloco este ano trará uma novidade para os foliões. “A gente sempre tem uma surpresinha, e esse ano será a ‘Gaiola das Loucas’ que é o trenzinho que vai sair em uma turnê na cidade, e vamos apresentar a piranha mais velha, um personagem que já saiu no bloco em 1950, e ele está vivo e muito vivo e vai sair essa semana com a gente”, conta Aranha.  “A ‘Gaiola das Loucas’ vai sair da concentração na Calçada da Fama, em frente a Matriz, reunindo a galera e dá um turnê na avenida voltando para a Praça Olímpica onde inicia o desfile, que é a nossa cereja do bolo”, completa.
Outra tradição do “Piranhas” é a fantasia do organizador, sempre atento aos personagens do momento. Tentamos um “spoiler” com o sambista, que deu uma dica do que irá apresentar no carnaval 2020. “Eu não costumo contar, mas para dá uma deixa, nós colocamos o enredo ‘Herói da Resistência’, então vamos vir de super heróis mais uma vez, agora em uma versão feminina, pra ver se a gente extrai o sorriso das pessoas”, revela. 

Grande público
A expectativa é levar às ruas mais de 20 mil pessoas. “Fomos cultivando isso a cada ano e hoje nós esperamos bater o nosso recorde de público. Como a carnaval vem de uma mudança radical de escola de samba, o resgate para bloco se tornou importante e se tornou a nossa moeda de troca, ou seja, o público vem e nós transformamos isso tudo em alegria. Então vamos colocar na avenida 20, 25 mil pessoas para a gente se divertir“, conclui. A concentração começa às 17h, na Calçada da Fama. O trenzinho sai às 19h30 e às 20h30 tem início o desfile na passarela montada na Praça Olímpica. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE