Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pesquisa aponta que mais da metade da população está acima do peso

Biomédica Roberta Gaspar fala da importância da harmonia em procedimentos e programas de emagrecimento

Anderson Duarte

Quase todo mundo hoje em dia quer dispor de uma receita mágica, ou ao menos um caminho menos árduo, para alcançar o tão sonhado shape perfeito. Em tempos de muitas ofertas neste sentido, ou seja, muita gente oferecendo estes perigosos atalhos ao que anseiam pela boa forma, fica um importante alerta: “não existe boa forma sem que se esteja com a saúde em dia”. Essa importante orientação vem da Biomédica Roberta Gaspar, que este semana esteve nos estúdios da DIÁRIO TV para falar sobre o tema e apresentar aos telespectadores da emissora sua metodologia de trabalho na área da estética que tem tido tanto resultado positivo. O alerta da especialista está em sintonia com o que se vê pelos noticiários nacionais e a demanda pelo emagrecimento bate com os mais recentes dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, que aponta que mais da metade da população está acima do peso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros.
Para a médica, associar os conhecimentos produzidos pela Medicina com relação à saúde do corpo com os tratamentos estéticos de beleza é algo que se tornou imprescindível nos últimos anos, e por isso, em seu espaço, e principalmente no programa de emagrecimento criado para ajudar mulheres e homens interessados em perder peso e ganhar saúde, uma equipe multidisciplinar assina o trabalho. “Entendemos claramente que o procedimento, por si só, é algo simples, imediato, com resultado maravilhoso, mas a durabilidade desse efeito positivo precisa estar atrelada a uma mudança de comportamento, a uma prática diária e irrestrita de vida saudável em todos os seus aspectos. Por isso nosso programa tem parcerias importantes nas áreas da educação física e prática de exercícios, com a nutrição, fundamental no processo de emagrecimento, e também na psicologia, afinal, temos que estar bem em toda a nossa completude”, explica a dimensão do trabalho.
E olha que a preocupação com uma mudança de comportamento na sociedade tem um viés mais abrangente do que simplesmente um belo shape para o verão, já que a mesma pesquisa do Ministério da Saúde aponta o crescimento da obesidade no país, e maior entre adultos nas faixas de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos. Entre os homens, o sobrepeso é mais comum, mas a obesidade é "ligeiramente maior" nas mulheres: em 2018, 20,7% delas tinham obesidade, contra 18,7% dos homens. “Nosso trabalho tem o objetivo de fazer sim as pessoas mais felizes com suas aparências, mas principalmente em levar mais qualidade de vida para as pessoas. Não é um tratamento apenas superficial, queremos envolver nossos pacientes nesta corrente pela boa forma de verdade, com ênfase na mudança de comportamento e práticas de vida mais saudáveis, inclusive para a família. Não são raros os casos aqui no consultório em que a paciente fica tão envolvida com cuidar da sua saúde que acaba por mobilizar toda a família, ou seja, todos passam a se alimentar melhor, entre muitos outros benefícios”, enaltece Roberta.
Um dos sucessos mais recentes do trabalho desenvolvido pelo grupo da Dra. Roberta, está a segunda edição do evento Clube da Luluzinha, que reuniu mais de cento e cinquenta mulheres em uma noite de atividades, palestras, diversão e interação com foco no empoderamento feminino. “Foi uma ideia que surgiu muito espontaneamente e que nesta segunda edição pudemos aprimorar. Era inicialmente para ser um momento apenas de divertimento e reunião da mulherada, mas acabou se tornando um espaço para palestras, exposição de produtos, enfim, cresceu muito e já com muita gente pedindo para ampliar ainda mais. Tanto que já temos até pedidos para duas edições por ano, mas é muito recompensador ver que elas saem do evento mais energizadas e contentes com elas mesmas, foram momentos bem especiais e que nossa motivam para a construção do próximo evento, que será sem dúvidas ainda maior”, explica e enaltece Roberta.
Outro dado importante revelado esta semana, enaltece este tipo de trabalho multidisciplinar a cai por terra o mito da alimentação e da prática de exercícios tão somente como geradores do emagrecimento saudável. O aumento nos índices de sobrepeso e obesidade, mesmo com o brasileiro se alimentado melhor e fazendo mais exercícios físicos como indica a própria pesquisa, é um dado que demostra que ainda praticando esportes e comendo bem, muito cidadão brasileiro sucumbe ao problema da obesidade e sobrepeso. “A importância da atividade física e da nutrição no processo de emagrecimento é fundamental e nunca deverá ser deixada de lado, entretanto, e por experiência de nosso trabalho, muitas vezes, as reais causas desse processo de excesso de peso estão ligadas a questões íntimas, familiares, econômicas, enfim, o ser humano é complexo e aos poucos as instituições de saúde precisam se adaptar a essa complexidade toda. Para um corpo saudável é imprescindível uma mente igualmente sã, como um prédio que para ser sólido e estruturalmente seguro demande uma boa estrutura e base, exatamente assim é o nosso corpo, ou seja, harmonia é a chave do sucesso”, finaliza a médica.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE