Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Participação da Fecomércio impulsiona vendas natalinas na cidade

Pesquisa aponta aumento no faturamento do comércio de Teresópolis com eventos realizados pelo Sesc e o Senac

Anderson Duarte

Depois de um longo e tenebroso período de seguidos prejuízos e vendas aquém do esperado justo na época em que se espera faturar mais, o comércio de Teresópolis pode comemorar um fechamento de estação natalina com números muito positivos. Entre os principais motivos para esse saldo comemorável está a realização dos eventos “Natal É A Gente Que Faz”, promovidos pelo Sesc e o Senac. Com a atuação das importantes entidades, em especial aqui em Teresópolis com a intervenção da Fecomércio na ampliação em mais uma semana no festival, o período que estaria exclusivamente sob responsabilidade do setor de eventos da prefeitura, pode contar com uma equipe profissional e antenada nas necessidades dos turistas e moradores e oferecer uma gama de eventos e atrações musicais, culturais e sociais.
Os números positivos estão na pesquisa da Fecomércio, realizada com empresários de Teresópolis durante os meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e mostrou que o comércio local registrou aumento das vendas em virtude desta gama de eventos e atrativos. Esta semana o estudo foi apresentado ao prefeito Vinicius Claussen e segundo a Fecomércio, os dados podem servir de base para novas ações estratégicas com o Sistema com a garantia de continuar a estimular a economia local. Ainda de acordo com a entidade, o objetivo é continuar a promover eventos em 2019 que continuem a beneficiar o segmento do comércio.
Os representantes do Sesc e Senac apresentaram ao prefeito e sua equipe os principais projetos e ações das instituições, em especial aqueles que possam render parcerias que beneficiem a população e economia da cidade, realização de eventos e oferta de cursos, entre outras atividades, acarretando incrementos nas atividades comerciais e geração de emprego. Como vimos ao longo do período natalino, pensar em políticas de eventos e promoções, pode efetivamente mudar a realidade do setor. Além dos eventos musicais e culturais, uma série de promoções assinadas pelas empresas e entidades do comércio da cidade também impulsionaram as compras em nosso município. Um dos exemplos desta eficiência das promoções foi o fato da vencedora do desejado carro do Teresópolis Shopping ter sido uma moradora do município vizinho de Magé.
O levantamento da Fecomércio aponta que o aumento da demanda superou as expectativas dos comerciantes, pois embora somente 22,4% dos empresários tenham aumentado seus estoques prevendo maior procura, 46,2% deles notaram significativo aumento na demanda pelos seus produtos/serviços durante o período. O percentual de estabelecimentos que constataram crescimento no faturamento em relação ao ano anterior foi de 42,4% dos entrevistados. A maioria dos empresários consultados (69,8%) também afirmou acreditar que a realização do evento trouxe benefícios para a cidade. Além disso, 86,8% dos comerciantes também disseram que o evento deve ser realizado outras vezes, sendo que 70,8% desejam que se incorpore ao calendário de atrações, acontecendo indefinidamente. 
Para o economista-chefe da Fecomércio RJ, João Gomes, o estudo indica que o comércio e serviços de Teresópolis podem se beneficiar diretamente ainda mais com o movimento de turistas e moradores gerado pelas atrações. "A pesquisa mostra que a tendência para 2019 é muito positiva, e o alinhamento entre o Sistema Fecomércio RJ e a prefeitura fortalece ainda mais o impacto positivo que os eventos trarão para a economia da cidade", afirma.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE