Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parques confirmam fechamento até o dia 26

Guias que dependem das unidades de conservação para trabalhar questionam decisão da prefeitura

Com a decisão do governo municipal em manter as medidas sanitárias restritivas até o dia 26 de abril, tomada na segunda-feira à noite, as direções das três unidades de conservação ambiental que têm sede ou atrativos acessados por Teresópolis confirmaram que elas continuarão sem receber visitantes até essa data – ultrapassando assim um mês de portões fechados. Tal situação imposta pela gestão Claussen tem sido motivo de reclamação de um grupo de moradores locais que dependem desses ambientes naturais protegidos para garantir o seu sustento: Os guias que têm como foco as atividades de natureza.

“Para restaurantes, não precisa fazer rodízio de CPF, basta seguir um limite de lotação, assim como as igrejas. Para o comércio, basta atender de acordo com o mesmo CPF. E por que não poderia ser assim também com os parques? Muita gente pode achar que é ‘só lazer’, o que já é mais do que suficiente para permitir uma flexibilização na visitação, mas vai muito além disso. Existem dezenas de teresopolitanos que trabalham como guias e dependem do funcionamento desses parques para garantir o seu sustento”, relata um profissional do setor, que pediu que o nome não fosse citado na reportagem como medo de represálias, visto que seu trabalho passa pelo controle da mesma gestão que hoje proíbe seu funcionamento. “Outro ponto a ser destacado é que os parques são enormes, têm grande área aberta, ou seja, muito diferente das academias e igrejas, por exemplo, onde o risco de contaminação é muito maior”, completa.
Em nota divulgada da através da rede social Facebook, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos confirmou o fechamento da sede Teresópolis até 26 de abril. No caso das sedes Petrópolis e Nova Friburgo, até o dia 19. Nessas datas, as respectivas prefeituras deverão emitir novos posicionamentos sofre flexibilização ou não da visitação. Ainda sobre o Parnaso, importante frisar que também estão proibidos os acessos de montanhas fora das sedes, como Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe.
O Parque Estadual dos Três Picos ainda não tem sede em funcionamento em Teresópolis – está em construção, no Vale da Revolta, mas núcleos de visitação e atrativos que devem ser evitados até novo decreto, como a Pedra do Elefante, Jacarandá e Torres de Bonsucesso. Administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis mantém o fechamento das sedes Santa Rita e Pedra da Tartaruga.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE