Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional inicia processo de reabertura da sede Teresópolis

Primeira etapa de funcionamento, após sete meses de portões fechados, contempla apenas parte baixa da unidade de conservação

Marcello Medeiros

Tem início nesta quarta-feira, 28, o plano de reabertura da sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – que estava fechada há sete meses devido às restrições previstas diante da pandemia do novo coronavírus. A retomada do atendimento acontece após publicação de novo decreto municipal permitindo a visitação aos parques naturais. De acordo com a direção da importante unidade de conservação ambiental, a reabertura ocorre de forma gradativa. Nesta primeira etapa, será permitida a utilização somente da parte baixa do PARNASO, o que contempla as trilhas Mozart Catão, Cartão Postal, 360, Primavera e Suspensa, além de muitos bosques e margens de cursos d´água como o Paquequer e Beija-Flor. “Medidas sanitárias, de distanciamento social e de controle do número de visitantes serão aplicadas para garantir a segurança dos visitantes e das equipes de colaboradores que se dedicam para propiciar a melhor experiência de visitação possível dentro do cenário de pandemia que ainda estamos vivendo. Devido às medidas preventivas, o banho nas cachoeiras não está autorizado pela Prefeitura Municipal”, divulgou o Parque Nacional em suas páginas nas redes sociais. Ou seja, apesar de estar na área liberada, a utilização da piscina natural segue restrita. Mas é importante lembrar que nessa época do ano, geralmente, independente da situação da pandemia, o atrativo costuma ficar fechado devido às condições climáticas e a falta de guardiões, costumeiramente contratados pelo governo federal para atuação no período de Verão.
Além da utilização de máscaras, está sendo recomendada a manutenção do distanciamento social nas trilhas e se evitar atividades em grupos. Na parte baixa da sede Teresópolis existem áreas para piqueniques e trilhas mais curtas, ideias para se começar no montanhismo. A Mozart Catão, Cartão Postal e 360 garantem excelente vistas para as montanhas mais bonitas da Serra dos Órgãos e até para outro parque, o dos Três Picos. Já a Trilha Suspensa ladeia a Estrada da Barragem e pode ser acessada inclusive por cadeirantes. O Centro de Visitantes com cafeteria e loja com camisetas bordadas, livros, suprimentos para passeios no parque e outras lembranças. Nessa primeira fase não estão contempladas as trilhas de montanha, como Pedra do Sino e Travessia. Em redes sociais, têm sido publicadas muitas reclamações sobre pessoa que adquiram antecipadamente ingressos para essas atividades, ainda antes da pandemia, e que não conseguiram remarcar ou reaver os valores. Nesse caso, porém, a responsabilidade é da empresa concessionária, a HOPE, e não a direção do PARNASO. 

Guapi e Petrópolis
A sede Guapimirim está aberta desde o início do mês passado, oferecendo opções de trilhas curtas e locais para banho de rio e cachoeiras. As montanhas acessadas via BR-116, e também na área desse município, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe, são outras que também já podem ser visitadas há mais tempo. Porém, o número de visitantes é limitado e é preciso fazer agendamento prévio – no caso das formações rochosas citadas. No caso da sede Petrópolis, ainda não há previsão de liberação por parte do município vizinho. 
A entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana, com acesso bem sinalizado. A entrada do parque fica ao lado da ponte sobre o Rio Paquequer, na entrada da cidade, próximo ao Mirante do Soberbo e ao Pórtico do Soberbo. A portaria da sede Petrópolis fica no bairro do Bonfim, em Corrêas. No próximo ano, esse município vai ganhar uma sede e melhor estrutura, na mesma onde hoje existe apenas uma guarita para controle do acesso. A sede Guapimirim está localizada no início da subida da estrada Rio-Teresópolis, no quilômetro 98,5. Para saber mais sobre os atrativos e os trabalhos em cada sede, acesse o site www.icmbio.gov.br/parnaso

Montanhas e PETP
Também foram liberadas pelo último decreto municipal as outras duas unidades de conservação ambiental que têm sede ou atrativos no município, o Parque Estadual dos Três Picos – que protege Pedra do Elefante, Torres de Bonsucesso e Mulher de Pedra, entre muitos outros, e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga. No caso da sede Santa Rita do PNMMT, está restrita por mais 30 dias a trilha da Pedra Alpina. Nesse caso, porém, é porque a equipe do setor de Biodiversidade identificou alguns ninhos ao longo da subida e, para evitar estresse ou abandono dos filhotes, foi definida a restrição.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE