ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Parque Nacional inicia processo de reabertura da sede Teresópolis

Data: 28/10/2020

Sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos estava fechada há sete meses devido às restrições previstas diante da pandemia do novo coronavírus - Marcello Medeiros

Marcello Medeiros

Tem início nesta quarta-feira, 28, o plano de reabertura da sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – que estava fechada há sete meses devido às restrições previstas diante da pandemia do novo coronavírus. A retomada do atendimento acontece após publicação de novo decreto municipal permitindo a visitação aos parques naturais. De acordo com a direção da importante unidade de conservação ambiental, a reabertura ocorre de forma gradativa. Nesta primeira etapa, será permitida a utilização somente da parte baixa do PARNASO, o que contempla as trilhas Mozart Catão, Cartão Postal, 360, Primavera e Suspensa, além de muitos bosques e margens de cursos d´água como o Paquequer e Beija-Flor. “Medidas sanitárias, de distanciamento social e de controle do número de visitantes serão aplicadas para garantir a segurança dos visitantes e das equipes de colaboradores que se dedicam para propiciar a melhor experiência de visitação possível dentro do cenário de pandemia que ainda estamos vivendo. Devido às medidas preventivas, o banho nas cachoeiras não está autorizado pela Prefeitura Municipal”, divulgou o Parque Nacional em suas páginas nas redes sociais. Ou seja, apesar de estar na área liberada, a utilização da piscina natural segue restrita. Mas é importante lembrar que nessa época do ano, geralmente, independente da situação da pandemia, o atrativo costuma ficar fechado devido às condições climáticas e a falta de guardiões, costumeiramente contratados pelo governo federal para atuação no período de Verão.
Além da utilização de máscaras, está sendo recomendada a manutenção do distanciamento social nas trilhas e se evitar atividades em grupos. Na parte baixa da sede Teresópolis existem áreas para piqueniques e trilhas mais curtas, ideias para se começar no montanhismo. A Mozart Catão, Cartão Postal e 360 garantem excelente vistas para as montanhas mais bonitas da Serra dos Órgãos e até para outro parque, o dos Três Picos. Já a Trilha Suspensa ladeia a Estrada da Barragem e pode ser acessada inclusive por cadeirantes. O Centro de Visitantes com cafeteria e loja com camisetas bordadas, livros, suprimentos para passeios no parque e outras lembranças. Nessa primeira fase não estão contempladas as trilhas de montanha, como Pedra do Sino e Travessia. Em redes sociais, têm sido publicadas muitas reclamações sobre pessoa que adquiram antecipadamente ingressos para essas atividades, ainda antes da pandemia, e que não conseguiram remarcar ou reaver os valores. Nesse caso, porém, a responsabilidade é da empresa concessionária, a HOPE, e não a direção do PARNASO. 

Guapi e Petrópolis
A sede Guapimirim está aberta desde o início do mês passado, oferecendo opções de trilhas curtas e locais para banho de rio e cachoeiras. As montanhas acessadas via BR-116, e também na área desse município, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe, são outras que também já podem ser visitadas há mais tempo. Porém, o número de visitantes é limitado e é preciso fazer agendamento prévio – no caso das formações rochosas citadas. No caso da sede Petrópolis, ainda não há previsão de liberação por parte do município vizinho. 
A entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana, com acesso bem sinalizado. A entrada do parque fica ao lado da ponte sobre o Rio Paquequer, na entrada da cidade, próximo ao Mirante do Soberbo e ao Pórtico do Soberbo. A portaria da sede Petrópolis fica no bairro do Bonfim, em Corrêas. No próximo ano, esse município vai ganhar uma sede e melhor estrutura, na mesma onde hoje existe apenas uma guarita para controle do acesso. A sede Guapimirim está localizada no início da subida da estrada Rio-Teresópolis, no quilômetro 98,5. Para saber mais sobre os atrativos e os trabalhos em cada sede, acesse o site www.icmbio.gov.br/parnaso

Montanhas e PETP
Também foram liberadas pelo último decreto municipal as outras duas unidades de conservação ambiental que têm sede ou atrativos no município, o Parque Estadual dos Três Picos – que protege Pedra do Elefante, Torres de Bonsucesso e Mulher de Pedra, entre muitos outros, e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga. No caso da sede Santa Rita do PNMMT, está restrita por mais 30 dias a trilha da Pedra Alpina. Nesse caso, porém, é porque a equipe do setor de Biodiversidade identificou alguns ninhos ao longo da subida e, para evitar estresse ou abandono dos filhotes, foi definida a restrição.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Pfizer

Presidente Bolsonaro testa negativo para a covid-19

Após acidente, Rapper MBrum divulga mensagem nas redes sociais

Turismo Cervejeiro atrai visitantes e fomenta a economia local

Projeto quer quebrar exclusividade das concessionárias de gás canalizado no estado

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy