Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional da Serra dos Órgãos reabre mais alguns atrativos

Sede Guapimirim e montanhas do ?Complexo do Dedo de Deus? têm novas regras para visitação

Após um longo período fechada, quase dois meses, a sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizada no meio do trecho de serra da rodovia Rio x Teresópolis, será reaberta ao público nesta quarta-feira, 02. Porém, somente para caminhada e contemplação da natureza. Banhos de rio e cachoeira, assim com o camping, continuam proibidos. Também nesta data voltam a ser liberados os acessos das montanhas do chamado “Complexo Dedo de Deus”, que compreende, além da emblemática formação rochosa, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora e Cabeça de Peixe. Também para esses atrativos, estão previstas algumas normas operacionais, sanitárias e sociais que visam prevenir o contágio pelo Covid-19.  Equipes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio estarão nos locais para reforçar e garantir o cumprimento das regras.

As restrições para as quatro montanhas são as seguintes: Agendamento e TCRN – Diante da limitação de vagas diárias para visitação, acessos só serão permitidos mediante agendamento prévio. O Termo de Conhecimento de Riscos e Normas (TCRN) disponível em: icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos, é indispensável ao procedimento de acesso e agendamento. O visitante deverá enviar o TCRN para o ICMBio através do e-mail usopublico.icmbioteresopolis@icmbio.gov.br, com antecedência mínima de 48 horas de sua visita e somente deverá realizar sua visita após receber a confirmação de vaga e de agendamento para o atrativo escolhido. Escalavrado – O acesso a este atrativo será permitido para grupos de até seis integrantes e terá limite diário de 40 visitantes. Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e Cabeça de Peixe – Permitido para grupos de até três integrantes com limite diário de 12 visitantes para cada uma dessas montanhas.
Regras gerais, com obrigatoriedade: – O uso de máscara de proteção. – O distanciamento mínimo de cinco metros quando em deslocamento na trilha. – Descartar adequadamente fora do parque todo o resíduo produzido durante a visita. – A utilização de equipamentos individuais exclusivos para a prática de montanhismo, escalada, rapel e demais esportes verticais; – A utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros. Deve-se dedicar atenção para os potenciais locais de aglomeração: Partes técnicas das vias, como os trechos de degraus na Cabeça de Peixe e base do trecho de escalada do Escalavrado, base das vias de escalada, base da Chaminé da Pedra Solta, cumes e paradas de rapel.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE