Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional atualiza regras de visitação para os próximos dias

Mudanças em Guapimirim e Petrópolis. Direção lembra que restrições valem para montanhas acessadas por fora das portarias

Em nota divulgada através das suas redes sociais nesta terça-feira, 20, a direção do Parque Nacional da Serra dos Órgãos atualizou as informações em relação ao funcionamento em duas das suas três sedes. A de Petrópolis, onde ficam montanhas como a Pedra do Açu, a visitação foi liberada para todos os dias da semana, das 8h às 17h. “As trilhas da parte alta (montanha) estão abertas apenas para bate e volta (sem pernoite)”, destaca a publicação. Em relação à Guapimirim, onde havia a expectativa que também houvesse reabertura, a decisão foi no sentido contrário. Seguindo o que foi publicado em decreto assinado pela prefeita Marina Rocha, a sede localizada no meio da Serra Rio x Teresópolis continua fechada pelo menos até o dia 05 de maio. Nesse caso, importante destacar que continuam com o acesso proibido também as montanhas do Complexo do Dedo de Deus (Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe). Para Teresópolis, o fechamento será mantido pelo menos até o próximo dia 26, quando o governo Vinicius Claussen deve publicar novo Decreto com orientações em relação às ações de enfrentamento à Covid-19. “O fechamento das sedes de Teresópolis e Guapimirim poderá ser prorrogado pelo período que perdurarem os efeitos dos Decretos Estadual e Municipais de Teresópolis e Guapimirim. Respeitem as normas e a vida! Cuidem-se! Usem máscara, álcool em gel, lavem as mãos e mantenham a distância social”, publicou ainda o Parnaso.
Tais restrições têm sido motivo de reclamação de um grupo de moradores locais que dependem desses ambientes naturais protegidos para garantir o seu sustento: Os guias que têm como foco as atividades de natureza. “Para restaurantes, não precisa fazer rodízio de CPF, basta seguir um limite de lotação, assim como as igrejas. Para o comércio, basta atender de acordo com o mesmo CPF. E por que não poderia ser assim também com os parques? Muita gente pode achar que é ‘só lazer’, o que já é mais do que suficiente para permitir uma flexibilização na visitação, mas vai muito além disso. Existem dezenas de teresopolitanos que trabalham como guias e dependem do funcionamento desses parques para garantir o seu sustento”, relata um profissional do setor, que pediu que o nome não fosse citado na reportagem como medo de represálias, visto que seu trabalho passa pelo controle da mesma gestão que hoje proíbe seu funcionamento. “Outro ponto a ser destacado é que os parques são enormes, têm grande área aberta, ou seja, muito diferente das academias e igrejas, por exemplo, onde o risco de contaminação é muito maior”, completa.
ICMBio renova frota de veículos
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – recebeu 34 veículos para serem utilizados na proteção dos parques nacionais. As viaturas serão distribuídos em 20 unidades de conservação em todo o Brasil. O investimento feito para os novos veículos é de R$ 5 milhões. As 34 novas unidades fazem parte da iniciativa de renovação da vigilância dos parques nacionais que entregou, no total, 210 viaturas. Os veículos são próprios para as atividades desenvolvidas nos parques. Segundo informa a ICMBio em nota, os veículos fazem parte da iniciativa em reduzir custos de manutenção com viaturas antigas e ampliar a eficácia da vigilância. Mais 150 veículos serão comprados até o fim de 2021.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE