ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Parque Municipal vai receber equipamentos e materiais no início de 2020

Data: 13/12/2019

Em julho passado, foram inaugurados atrativos na sede Santa Rita da unidade de conservação ambiental

Equipamentos e materiais conquistados pela Prefeitura, por meio da aprovação do Projeto de Fortalecimento do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, apresentado à Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro (CCA), presidida pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), têm a previsão de chegar ao município no início de 2020. São veículos, maquinários, materiais de primeiros socorros, equipamentos de proteção individual, computadores e rádios para comunicação, entre outros. Para a compra, feita pelo governo do estado, foram investidos R$ 432 mil. O valor foi entregue simbolicamente à Prefeitura, em outubro, durante a visita do governador Wilson Witzel a Teresópolis. O projeto foi apresentado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente à Câmara Estadual de Conservação Ambiental. “No projeto, especificamos todos os equipamentos e materiais de que precisamos. A previsão é de que os veículos e equipamentos necessários para a manutenção do parque comecem a chegar a Teresópolis no início de 2020”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente, Coronel Flavio Castro, que também é um dos idealizadores do PNMMT.
De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, encaminhado juntamente com o projeto de fortalecimento do Parque Municipal para o governo do estado, estão: maquinários (roçadeiras, furadeira, serra mármore, pulverizador, bomba submersa e perfurador de solo); estojos de primeiros socorros; computadores; equipamentos de proteção individual (entre eles, coturnos/botas); carros coletores de resíduos/lixo; material de camping (cantis e lanternas); equipamento para comunicação (rádios portáteis); veículos automotivos; e quadriciclo.
A Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro (CCA) é presidida pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). Conta com três integrantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ainda com a representação dos ambientalistas (Rede de ONGs da Mata Atlântica); do setor produtivo (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro); do setor acadêmico (UFRJ) e dos municípios (Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro).

Biodiversidade e proteção ambiental
Comemorando 10 anos de criação em 2019 e com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. O Parque está situado na porção noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no Primeiro e Segundo Distritos e limitando-se com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. O Parque possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam os afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.  

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Helicóptero que caiu com Bryant tinha nove pessoas a bordo

Governo do Estado recebe donativos para vítimas de chuvas no Norte e Noroeste

Witzel anuncia descentralização de R$ 23 milhões para municípios do Norte e Noroeste

Bolsonaro vê dificuldades na aprovação de reforma tributária no Brasil

Pequenos negócios tem até o dia 31 para aderir ao Simples Nacional

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ