Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Municipal completa oito anos

Bem diferente do último Seis de Julho, o aniversário de emancipação política de Teresópolis oito anos atrás foi de bastante comemoração. Além do tradicional desfile cívico, nessa data em 2009 foi assinado o Decreto nº 3.693, criando o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A unidade de conservação de proteção integral possui 4.397 hectares e está localizada na porção noroeste do município, abrangendo terras do Primeiro e Segundo Distritos.

Bem diferente do último Seis de Julho, o aniversário de emancipação política de Teresópolis oito anos atrás foi de bastante comemoração. Além do tradicional desfile cívico, nessa data em 2009 foi assinado o Decreto nº 3.693, criando o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A unidade de conservação de proteção integral possui 4.397 hectares e está localizada na porção noroeste do município, abrangendo terras do Primeiro e Segundo Distritos. Maior área protegida do tipo no estado do Rio, veio de encontro ao anseio de ambientalistas e montanhistas que há anos frequentavam a região da Pedra da Tartaruga, principalmente, e acompanhavam, com muita tristeza, a sua degradação. Até então, acontecia a extração de granito, utilização da área como pasto e o crescimento desordenado dos bairros adjacentes era latente, principalmente Granja Florestal, Salaco e Salaquinho, o que implicava até na construção de pequenos imóveis bem próximos ao topo da montanha símbolo do PNMMT.
Só para se ter uma ideia do caos naquela região, em agosto de 2008, integrantes do Centro Excursionista Teresopolitano (CET) realizaram mutirão de limpeza na Pedra da Tartaruga e, somente do cume e trilhas próximas, retiraram três grandes sacos de lixo e até colchão e panelas abandonadas por pessoas que frequentavam o local de maneira inadequada, chegando a realizar fogueiras no topo da montanha. Outro problema bastante comum nesse local era a pichação.

– Matéria completa na edição de final de semana do jornal O Diário de Teresópolis

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE