Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Estadual dos Três Picos reabre atrativos, mas com restrições

Visitantes devem ficar atentos às regras previstas para utilizar unidade de conservação ambiental durante a pandemia

Após quase dois meses oficialmente fechado, na última quinta-feira, 03, o Parque Estadual dos Três Picos reabriu as suas sedes e os acessos dos atrativos localizados em sua grande área, entre eles os que estão na região de Teresópolis. Porém, os visitantes devem ficar atentos às regras previstas pela direção da unidade de conservação ambiental para utilização desses espaços. Ocupação máxima de 50% de ocupação, obrigatoriedade de utilização de máscaras, distanciamento entre os visitantes e proibição de alguns pontos, como banho de rio e cachoeira e utilização de áreas de campings. Em Cachoeiras de Macacu, onde fica a sede do PETP, estão fechados centro de visitantes, bebedouros e parques infantis. Nosso município ainda não possui sede do parque em funcionamento, setor que deve ser aberto até o fim de ano na antiga fazenda Vale da Revolta, às margens da BR-116, entre esse bairro e o Soberbo. Porém, diversos atrativos muito frequentados em Teresópolis estão na área do parque, como listados abaixo. Ainda de acordo com a direção da unidade de conservação “todo evento realizado dentro dos limites do Parque Estadual dos Três Picos deverá solicitar autorização à gestão através do e-mail: inea.petp@gmail.com”.

A sede local do PETP está sendo construída em uma antiga propriedade rural, desapropriada em 2009 pelo governo estadual, e sua inauguração irá permitir novos instrumentos turísticos em Teresópolis. Os atrativos localizados na área de conservação ambiental no município que têm muita visitação atualmente são a Pedra do Elefante, nas proximidades do Mirante do Soberbo, os Dois Bicos, no Vale dos Frades, e as Torres de Bonsucesso, na localidade de mesmo nome no Terceiro Distrito. Mulher de Pedra, Branca de Neve e a Pedra do Índio são outras montanhas que têm relativo interesse do público em geral. Existe ainda a possibilidade da realização de uma travessia entre o Vale dos Frades e o Vale dos Deuses, cruzando de Teresópolis a Nova Friburgo ou vice-versa via localidade de Salinas.

Mais sobre o PETP
Foi criado através do Decreto Estadual nº 31.343, de 5 de junho de 2002 e ampliado através do Decreto Estadual nº 41.990, de 12 de agosto de 2009. Tem como objetivo assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar, bem como recuperar as áreas degradadas ali existentes; preservar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção ou insuficientemente conhecidas da fauna e da flora nativas; integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro; assegurar a manutenção das nascentes e dos corpos hídricos que abastecem as cidades circunvizinhas; estimular as atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica quando compatíveis com os demais objetivos. Com uma área de 65.113,04 hectares, abrange os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Os outros parques
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está com as três sedes abertas, Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. Porém, também com restrições. O número de visitantes diários está limitado em 50% e campings e acessos a cachoeiras fechados. Entre os atrativos de montanha, continua proibida a travessia ligando Teresópolis e Petrópolis. No caso do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a liberação ocorre apenas para caminhada e contemplação. No núcleo Pedra da Tartaruga, continuam proibidos o camping, escaladas e rapel.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE