Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque dos Três Picos inaugura base de apoio em Teresópolis

Unidade na Fazenda Ermitage contribui para melhor fiscalização ambiental no município

No último fim de semana, o Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), inaugurou mais uma unidade em Teresópolis. Foi criado no interior da Fazenda Ermitage uma base de apoio para os guardas do PETP, que anteriormente dividiam espaço com outros órgãos da administração estadual. O novo ambiente de trabalho do setor administrativo, em local de fácil acesso e na zona de amortecimento da unidade de conservação ambiental, é fundamental para que os funcionários do parque tenham mais conforto e consequentemente mais condições de se organizar e realizar ações de fiscalização ambiental e monitoramento na região. Além da Pedra da Ermitage, bem próxima ao local, o PETP tem diversas trilhas e fragmentos florestais pressionados pela ação antrópica em Teresópolis, onde consequentemente se faz necessária uma presença mais efetiva dos guardas. Floresta do Jacarandá, Pedra do Elefante e Torres de Bonsucesso são outros exemplos de locais que têm muita procura e precisam de um olhar mais apurado da direção do parque no município.
Além da transformação e nova identificação da antiga residência, um dos imóveis que sobraram da antiga propriedade que acabou sendo transformada no condomínio construído pelo governo estadual para atender as vítimas da Tragédia de 2011, os guarda-parques do INEA/PETP criaram um jardim bastante florido e variado para melhorar o ambiente e oferecer também uma área de lazer para os moradores do entorno. A inauguração foi realizada no último domingo.
Apesar da bonita e funcional instalação, o espaço pode deixar de ser utilizado pelo pessoal do Parque Estadual dos Três Picos em breve. Isso porque estão em fase de conclusão as obras de construção da sede da unidade de conservação em Teresópolis, em uma área de de 3.811 metros quadrados na antiga Fazenda Vale da Revolta, no quilômetro 83,5 da Estrada Rio-Bahia. A unidade é uma conquista de mais de uma década, tendo sido desapropriada em 2009 e, somente sete anos depois, iniciadas as obras para a transformação do espaço em um local diferenciado para o desenvolvimento do turismo ecológico e conservação ambiental.
Estão sendo construídos uma sede administrativa, centro de visitantes, espaço para apoio ao lazer, casa do pesquisador, alojamento de guarda-parques, camping, estacionamento e banheiros, além da previsão de restaurante/lanchonete, trilhas para diferentes tipos de público e até banho de rio. No projeto estão sendo empregados conceitos sustentáveis de arquitetura e construção, como por exemplo, aproveitamento da energia solar, através de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva. 

Parques fechados
Importante destacar que, devido ao momento de pandemia, os atrativos naturais protegidos por unidades de conservação ambiental estão restritos em Teresópolis. O governo municipal prorrogou até o dia 30 de outubro o decreto que prevê o fechamento dos três parques que têm sede por aqui, o Serra dos Órgãos, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga, e o PETP. Além de proibir a utilização de trilhas e vias de escaladas, a determinação da prefeitura é que não sejam frequentadas cachoeiras e rios, mesmo fora dos parques, como maneira de diminuir as chances de propagação do novo coronavírus.
Três Picos e PNMMT chegaram a flexibilizar o acesso de alguns atrativos entre julho e setembro, inclusive sendo inaugurada uma nova trilha no segundo, caminho que permite melhor visualização da Pedra da Tartaruga. O Serra dos Órgãos, por sua vez, está com os portões fechados em Teresópolis desde meados de março. Recentemente, foi permitido o acesso ao Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe, montanhas que ficam na área de Guapimirim. Mesmo assim, o número de visitante por dia é regulado, sendo necessário também agendar previamente a excursão para esses locais. Mais informações podem ser obtidas em www.icmbio.gov.br/parnaso

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE