Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Padrão Águias recebe certificados da Agência Nacional de Águas

Projetos Nascentes da Serra e Banco de Mudas são considerados como boas práticas para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos

Marcello Medeiros

Em reconhecimento aos inúmeros trabalhos de Educação Ambiental e a constante luta pela melhor qualidade de vida da humanidade, a Organização dos Águias, fundada em Teresópolis em 1985, foi contemplada com importantes documentos outorgados pela Agência Nacional de Águas. Tendo como tema “Ideias que o mundo precisa conhecer”, a edição do Prêmio ANA 2017 reconheceu as iniciativas dos projetos “Nascentes da Serra” e “Banco de Mudas” como contribuição para o fortalecimento de boas práticas na gestão dos recursos hídricos na categoria de Organizações Civis. O Prêmio ANA visa o reconhecimento de ações e iniciativas para o desenvolvimento de uma cultura preservacionista e cuidadora dos recursos hídricos no país, além de incentivar boas práticas na gestão das águas.

O “Nascentes da Serra”, idealizado pelos Águias em 2008, vem sendo destaque na recuperação e revitalização de mananciais, reflorestamento em áreas de potenciais hídricos, além de buscar a permanente capacitação e orientação de comunidades para os cuidados e correta distribuição da água, especialmente onde existem ações degradantes pelo mau uso do solo, prática de queima de pastos e derrubada criminosa de vegetação. O “Nascentes da Serra” vem ganhando destaque da Agência Nacional de Águas desde o ano de 2010, quando recebeu troféu do Órgão pela revitalização do Manancial Boa União, em área degradada no Segundo Distrito de Teresópolis. Em 2014, o projeto tratou o fortalecimento de ações com as comunidades do entorno de Unidades de Conservação para a destinação correta dos resíduos sólidos para assegurarem à qualidade e vitalidade de corpos hídricos anônimos, tendo como destaque as nascentes do bairro da Pedreira e da represa do Triunfo zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Em 2015 e 2016 os Águias se voltaram mais uma vez para o segundo distrito, na localidade de Fazenda Suíça, desdobrando importantes trabalhos de reestruturação das nascentes altas, orientando a comunidade para as importantes ações de cuidados e a correta distribuição e controle do uso da água para não faltar.

Produção de mudas

Outro grande empreendimento de atitude sustentável é o “Banco de Mudas”, que tem como proposta atuar no reflorestamento de áreas degradadas, consolidando a preparação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetação a partir de seleção de sementes cuidadosamente germinadas. A iniciativa busca a alternativa sustentável na gestão do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de plástico de polipropileno e na oportunidade para pessoas, grupos e comunidades plantarem árvores como atitudes sustentáveis. O projeto já produziu cerca de 50 mil mudas de árvores para reflorestamento em áreas de mananciais, áreas degradadas destruídas por incêndios florestais, processos erosivos e áreas que necessitem de recomposição florestal. 

O “Banco de Mudas” vem despertando grande interesse de escolas de educação básica, profissionais acadêmicos, centros de pesquisas e universidades, tendo sido recentemente apresentado na Universidade Estácio de Sá, gerando termo de parceria de interesse científico e no Centro Universitário Serra dos Órgãos para as oportunidades de estágio curricular do curso de Ciências Biológicas. O Mestre dos Águias, Cleiton Pimentel, declara a sua alegria em receber tão importante reconhecimento e ressalta o empenho da sua equipe para fazer acontecer os resultados positivos e tão importantes para a sociedade humana.

Organização de central de donativos em Minas Gerais

A Organização dos Águias iniciou o ano de 2018 com intenso e importante trabalho em prol da vida. Pela segunda vez, a equipe especializada de intervenção em calamidades e situações de emergências da 1ª Brigada Verde (Teresópolis) e 2ª Brigada Verde (Nova Friburgo) se deslocou até o município de Rio Casca, zona da Mata do Estado de Minas Gerais para prestar apoio estrutural, controle de ordem e montagem de central de armazenagem de alimentos e materiais. Em dezembro do ano passado, o município mineiro foi duramente afetado em consequências de forte cabeça d’água, causando destruição de estruturas públicas, casas, estradas e pertences pessoais, além de deixar muitas pessoas desalojadas e desabrigadas.

 Conhecedores da capacidade operacional e profissionalismo da instituição, autoridades públicas locais solicitaram mais uma vez a ajuda das equipes do Padrão Águias para o controle de ordem no enfrentamento da crise, especialmente no controle e organização dos donativos, além das orientações de estocagem, armazenagem e fluxo de distribuição.
Sob o Comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, no período de 05 a 07 de janeiro, as equipes travaram intenso trabalho para organizarem quase 500 toneladas de alimentos (sendo 3000 cestas básicas) e materiais de higiene, limpeza e móveis. A Central de Armazenagem de Alimentos e Materiais foi instalada num ginásio municipal, recém-inaugurado situado na parte alta da cidade. Os materiais armazenados serão destinados à população atingida pela catástrofe e à população vulnerável, indiretamente atingida. Após um mês da trágica inundação, os rio-casquenses ainda trabalham muito para o restabelecimento da vida normal e na permanente luta para a reconstrução da cidade.

A Secretária de Assistência Social Josiane Avelar enalteceu a importância do trabalho do Padrão Águias para a reestruturação da ordem na cidade, especialmente no controle e na organização metódica dos donativos. Josiane agradeceu e elogiou a Instituição pela filosofia de amor pela humanidade e na qualidade dos trabalhos. O Coordenador de Defesa Civil, Amon Gurgel destacou o engajamento e o exemplo deixado pelos Águias, principalmente na forma de se conduzir um trabalho organizado para o bem comum.

 

 

 


A Secretária de Assistência Social de Rio Casca, Josiane Avelar, enalteceu a importância do trabalho do Padrão Águias para a reestruturação da ordem no município

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE