Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Padrão Águias participa de evento internacional de resgate

Voluntários em diversas ações, membros da ONG melhor capacitados para realizar atendimentos em diferentes áreas

Marcello Medeiros

A organização Padrão Águias esteve presente em mais um grande evento internacional, cumprindo os seus propósitos de ir em busca do conhecimento para aperfeiçoar as suas ações de resposta e auxílio nas intervenções em situações de emergências e desastres. O evento promovido pela Task, conceituada empresa de equipamentos de segurança foi realizado na Task Academy, no município de Votorantim, estado de São Paulo, contando com especialistas em resgates do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Espanha, além de universidades, empresas, forças de segurança e instituições que atuam diretamente com resgate e segurança da vida. O evento aconteceu na última terça-feira, 12.
Reunindo o setor industrial, forças públicas, instituições civis e militares, profissionais de segurança, de atendimento pré-hospitalar e especialistas em resgate vertical por corda, a segunda edição da Expo Rescue 2019 – Feira Internacional de Resgate abriu grande oportunidade de ampliação de networking completo com os melhores profissionais do ramo, a troca de experiências, análise de equipamentos, além de agregar conhecimentos e ampliar a visão das instituições que atuam na área para tornar mais segura as intervenções de socorro e a cultura de prevenção.
O público conheceu de perto os diversos tipos de equipamentos de segurança, bem como os primordiais procedimentos para utiliza-los em cada situação e espaços. Diversas oficinas foram dinamizadas para orientações técnicas, bem como na preservação da vida de quem necessita dos equipamentos para um trabalho eficaz e responsável. O Padrão Águias esteve representado pelo seu Comandante Chefe, Cleiton Pimentel e pelos expedicionistas Thiago Mendes, Chefe de Intervenções em Situações Adversas e Márcio Raphael, Comandante da Segunda Brigada Verde (Filial Nova Friburgo). 
O Norte Americano Rich Hattier, especialista em alpinismo industrial e arvorismo destacou a importância da preservação ambiental e da necessidade de se estruturar equipe treinada para o resgate nas situações adversas em floresta, enfatizando a proteção das grandes sequoias, que são árvores gigantes e que muitas vezes a queda de seus galhos causam acidentes. O espanhol Carlos Ares, especialista em resgate em altura e espaços confinados, frisou a necessidade do treinamento permanente e real e chamou a atenção para a sincronia homem/equipamento e a necessidade de se treinar no real/presencial e não no virtual. Já o Brasileiro Willamy Saboia, conceituado espeleólogo, chefe de resgate em cavernas formado na França destacou a importância do cumprimento do protocolo de auxílio às forças públicas. Saboia frisou o trabalho Voluntário e chamou a atenção para o fortalecimento dos trabalhos para o resgate em cavernas pelo mundo.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a exposição da equipe de Bombeiros Voluntários da Argentina. Denominado de “La Hermandad de Bomberos”, a Organização Não-Governamental estruturada na Argentina destina-se em atuar em primeira resposta no auxílio às forças públicas nas ocorrências de incêndios e situações adversas. “Os Águias puderam trocar importantes experiências e intercâmbio para uma aproximação de trabalhos técnicos de integração entre as duas Instituições que se propõem em atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida. A Organização Argentina recebeu de presente o Brasão do Padrão Águias entregue pelo Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da 2ª Brigada Verde (Filial Nova Friburgo) numa demonstração de consideração e respeito aos trabalhos da equipe de Bombeiros Argentinos”, relata Pimentel, fundador dos Águias em 1985. Ele destaca ainda a necessidade de conhecer de perto as técnicas e os equipamentos essenciais para cada situação e enfatiza o empenho de sua equipe para estarem sempre preparados para atuarem nas situações adversas. “Sempre há uma necessidade de integrar o conhecimento com o equipamento para que a prática seja efetiva e eficaz”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE