ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Operação flagra queimadas, aterros e pássaros engaiolados

Data: 24/07/2020

A operação foi idealizada pelo Destacamento de Bonsucesso do Corpo de Bombeiros e contou com o apoio da Defesa Civil, Polícia Militar, Grupamento Aéreo do CBMERJ, PETP/INEA, GGPAR-Paraíso e UPAM Três Picos

Operação conjunta envolvendo diversas forças policiais e de proteção ambiental no município resultou em vários flagrantes em localidades do Terceiro Distrito de Teresópolis na tarde da última quarta-feira, 22. Apesar da ação fazer parte do “Dia D contra as queimadas ilegais", portanto com foco no combate aos incêndios florestais, foram lavrados notificações e autos relacionados também a crimes de corte de talude e movimentação de terra, corte de árvores e encontrados pássaros em situação irregular. As aves criadas de maneira irregular foram soltas e as gaiolas destruídas pelos agentes de segurança. Além dos autos de infração, alguns moradores foram orientados em relação ao perigo das queimadas.


As regiões percorridas ficam diretamente na área ou na zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos. Por conta disso, participaram equipes do PETP/INEA, GGPAR-Paraíso e UPAM (Unidade de Policiamento Ambiental) Três Picos.  A operação foi idealizada pelo Destacamento de Bonsucesso do Corpo de Bombeiros e contou também com o apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Grupamento Aéreo do CBMERJ, que realizou um sobrevoo para identificação de focos de incêndios. Em anos anteriores, essa região, que fica próxima à divisa com Nova Friburgo, registrou grandes prejuízos ambientais por conta das queimadas criminosas.
AERONAVES - Pelo terceiro ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro vai basear um helicóptero na Região Serrana em apoio às missões de prevenção e combate a incêndios florestais. A ação, que teve início nesta segunda-feira, 20, vai contemplar vinte municípios da região. A aeronave fará voos diários de monitoramento ambiental com o objetivo de identificar eventuais focos e evitar a propagação das chamas. O recurso aéreo também será utilizado para agilizar o transporte de tropa e de materiais, quando necessário, e para o combate direto em pontos de difícil acesso. A corporação também vai alocar na área um Auto Tanque de Combustível (ATC), veículo para abastecimento com querosene de aviação que dispensará a necessidade de deslocamento para provisão. - Muitas vezes a neblina na Serra do Mar, que divide o Estado, não permite o pronto emprego do recurso aéreo. Esta iniciativa permite que o helicóptero esteja mais perto dos tradicionais focos de incêndio registrados nessa época - disse o coronel Adalberto Neiva, comandante de Atividades Especializadas do CBMERJ.
No ano passado, a operação extinguiu 36 focos de fogo em vegetação e atuou em 34 ações de monitoramento ambiental, evitando proativamente grandes incêndios florestais.  A área coberta abrange as cidades de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Petrópolis, Areal, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia, Teresópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo. A ação conta com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Exército Brasileiro que vão ceder bases para a aeronave da corporação em Nova Friburgo e Petrópolis, respectivamente.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tribunal de Contas do Estado aponta para rombo financeiro na prefeitura

COPBEA tem mais de 80% de resolução das denúncias de maus tratos a animais

Piso da Casa de Cultura é recuperado para aulas de dança

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil

Pescado: Comerciantes locais atentam para cuidados com origem do produto

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy