Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Operação Detran Seguro completa um mês

Teresópolis teve 74 veículos abordados na ação que substitui a vistoria anual

Ao completar um mês, a Operação Detran Seguro divulgou um balanço das atividades e recebeu uma avaliação positiva da direção do órgão. Neste período, foram vistoriados cerca de 23 mil veículos no estado. A ação teve início em 8 de abril, e logo no primeiro dia esteve em Teresópolis para realizar a fiscalização que foi criada para substituir a vistoria anual.
A Operação Detran Seguro percorre todas as cidades do interior do estado com uma equipe, enquanto outras duas atuam simultaneamente na área metropolitana. Em Teresópolis, o balanço divulgado informa que foram parados 74 veículos e somente 17 receberam autos de infração, dos quais, quatro precisaram ser removidos. 
Neste primeiro mês, 947 autos de infração foram aplicados em 2.427 veículos parados para verificação. Foram 46 operações realizadas no Estado. Do total, 330 veículos não podiam prosseguir circulando e por isso foram removidos. Somente 29 precisaram retornar aos postos do Detran para comprovar o cumprimento da exigência. 
A avaliação deste primeiro mês é de que a Operação Detran Seguro “está cumprido o seu papel, retirando das ruas veículos malconservados, que levam risco para a segurança no trânsito, e conscientizando os condutores sobre a importância de manter a documentação obrigatória, o CRLV e a CNH, em dia”.
Para Luiz Carlos das Neves, presidente  do Detran-RJ, o trabalho teve grande êxito: “Uma ação bem pensada só agrega valor para a população. Por isso, as manifestações de temor ocorridas antes desapareceram. Foi um mês tranquilo, sem qualquer problema, tanto na capital, quanto nas demais 15 cidades que passaram por minuciosa fiscalização. “No trânsito, o sentido é a vida”, diz o lema do Maio Amarelo, movimento que chama a atenção da população para o cuidado que se deve ter na direção. E a condição do veículo integra esse conjunto a ser cuidado”, disse..
Ainda de acordo com o presidente, a grande preocupação do Detran é conseguir realizar o trabalho, sem prejudicar o andamento do trânsito: “Estamos muito felizes porque desempenhamos bem o nosso trabalho de preservar vidas no trânsito sem causar transtornos à população. Isso porque todas as ações foram desenvolvidas com uma logística pensada no benefício ao cidadão, retirando das ruas veículos sem condições de circulação e proprietários irregulares, ao mesmo tempo em que preservávamos a fluidez do tráfego”.
Em Teresópolis, a vistoria foi realizada no Soberbo, na entrada da cidade, porém as ações seguirão da mesma maneira que a Operação Lei Seca, sem aviso prévio e sem um local fixo, pode ser montada em qualquer parte da cidade.
 
Balanço no estado
O Detran informou que a maioria das multas aplicadas no período foi por falta de licenciamento dos veículos (256) e má conservação (116). A Operação Detran Seguro visitou 17 municípios, além do Rio. Na capital, a operação foi realizada em 11 bairros. Leia abaixo a entrevista com o vice-presidente sobre o primeiro mês das ações.
Os principais motivos que levaram a apreensão de veículos foram licenciamento vencido e má conservação do veículo. Mas também houve apreensões por CNH suspensa, motociclista conduzindo sem capacete, motorista dirigindo sem a CNH, entre outras.

Procedimentos
Os agentes seguem protocolo previamente definido para avaliar somente sete itens: Pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Segundo o Detran, são menos itens do que havia na vistoria anual, extinta definitivamente pela Lei 8269/18, que era feita nos postos. Um dos primeiros municípios a receber o novo tipo de fiscalização de trânsito foi Teresópolis, com operação montada na Avenida Rotariana, bairro do Soberbo.
As ações são acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliam os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados e a importância de manter o veículo em bom estado. Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema for sanado em prazo determinado. 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE