Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Operação combate baderna e consumo de bebidas alcoólicas em ruas e praças

PMERJ, GCM e Conselho Tutelar agiram para evitar a corrupção de menores em Teresópolis. Ação ocorreu simultaneamente em Petrópolis, Friburgo e Três Rios

Luiz Bandeira

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do 7º Comando de Policiamento de Área (7ºCPA), determinou que os batalhões que garantem a segurança nas cidades de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Três Rios, deflagrassem a “Operação Ágora”, com o objetivo de restabelecer o ordenamento público, gerando segurança para as famílias frequentadoras dos espaços públicos, com vista à prevenção de delitos, especialmente a venda de bebidas alcoólicas para menores durante o feriado prolongado da Proclamação da República, 15 de novembro. “Ágora”, segundo consta no dicionário, é o nome dado à praça principal das antigas cidades gregas, local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das assembleias do povo; formando um recinto decorado com pórticos, estátuas etc., era também um centro religioso. Aqui em Teresópolis a operação foi uma ação integrada do 30º Batalhão de Polícia Militar com a participação da Guarda Civil Municipal, atuando na fiscalização do trânsito e com a Companhia de Cães, além do Conselho Tutelar.
Já na sexta-feira, 12, os agentes de segurança ocuparam praças e ruas, coibindo possíveis delitos na Praça Olímpica Luiz de Camões no Centro, Praça Baltazar da Silveira (Santa Tereza) no Centro, Praça Nilo Peçanha no Alto, Praça Juscelino Kubitschek da Casa de Cultura no Alto, Praça Governador Portela da Prefeitura no Centro, Praça Maria Corina Turl, na Barra do Imbuí, Calçada da Fama na Várzea e Rua José Augusto da Costa, na Várzea. Estes locais foram escolhidos pelo comando do 30º BPM por serem frequentados por jovens, muitos menores de idade, que se reúnem para consumir bebidas alcoólicas e ouvir música em volume muito além do razoável. Alguns destes encontros normalmente geram confusão nas vias, causam brigas, tumulto e produzem muito lixo, sobretudo garrafas de bebidas alcoólicas. Há denúncia de consumo de drogas e prática de atos obscenos em alguns destes locais. 

Oferecer bebida a menor é crime
Quem for flagrado vendendo, oferecendo ou fornecendo bebidas a menores é enquadrado no Estatuto da Criança e Adolescente que prevê pena de até quatro anos de detenção, além de multa. O menor que for flagrado consumindo bebida alcoólica ou com indícios de embriaguez é conduzido à autoridade policial que aciona seus pais ou responsáveis que podem inclusive responder por omissão à justiça. Entramos em contato com a PMERJ e com 30º BPM para obter um balanço destes quatro dias de operação, mas, até o fechamento desta matéria, não obtivemos tais dados. 
O Diário publicou neste domingo, em sua página no Facebook, informações sobre a operação realizada pelos agentes de segurança na cidade durante o feriado prolongado e recebeu muitos comentários elogiando a ação da PM, GCM e Conselho Tutelar. Nossa seguidora Eni Terra, por exemplo, disse “sentir-se segura em Teresópolis”, acrescentando que a Polícia Militar cumpre muito bem o seu papel. Ludmila Carvalho agradeceu aos policiais por cuidarem da nossa cidade e o Dynardo Ribeiro, além de parabenizar a ação, deixou claro que deseja mais e mais operações como essa. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE