Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Operação Bomba Limpa fiscaliza qualidade do combustível em Teresópolis

Agentes da Secretaria de Governo, realizam ação conjunta com o Procon e o Ipem em Teresópolis e encontram indícios de adulteração em bombas

Anderson Duarte

Ao menos três postos de combustíveis em Teresópolis passaram pela fiscalização da Operação Bomba Limpa nesta sexta-feira, 12. A ação faz parte da Barreira Fiscal, da Secretaria de Governo, em parceira com o Procon e o Ipem e que verifica a qualidade do produto comercializado, a documentação dos estabelecimento, regularidade de funcionamento dos equipamentos e a segurança geral dos postos. Com um trabalho minucioso, os agentes verificam desde as notas fiscais de compra dos combustíveis até a pureza e confiabilidade daquilo que está sendo oferecido aos consumidores. De acordo com o comando da ação, em nosso município, grande parte das denúncias veio da própria população através de canais oficiais. Além de bombas lacradas com indícios de adulteração também foram recolhidas amostras de combustíveis dos postos para análise e muitos documentos relacionados a compra das mercadorias.

A Operação 
Desde o início do ano houve expressivo aumento nos registros das ocorrências, segundo o próprio governo do estado, resultado da reavaliação das metas estipuladas pelo Governador Wilson Witzel, que ampliou a atuação da Operação para o viés da segurança pública. A Operação Bomba Limpa, que é um braço da Barreira Fiscal, atua na fiscalização de postos de combustíveis em parceria com o Procon, a ANP e o IPEM, e este ano já autuou e puniu 45% a mais que em períodos anteriores. Entre as parcerias, consolidam as celebradas com o Disque-Denúncia e 190 da Polícia Militar, para o recebimento de queixas sobre os estabelecimentos e possíveis fraudes praticadas pelos postos de combustíveis. 
Um dos postos que recebeu a fiscalização da Bomba Limpa teve bombas lacradas, ou seja, interditadas por apresentar indícios de irregularidades e rompimento de lacres de segurança. Um dos principais testes feito é o de aferição, onde as bombas podem apresentar diferença no volume de combustível, sendo apurado que o consumidor pode pagar mais litros do que efetivamente estaria sendo colocado em seu veículo. Outro tipo de verificação feita nestas operações é com relação ao aspecto da segurança, onde são verificados se os postos possuem o número de extintores de incêndio exigidos e outras medidas assecuratórias, bem como os produtos expostos à venda, como óleos, bebidas e biscoitos, que precisam ter afixados em seus expositores ou embalagens os preços. O fornecimento de nota fiscal e até a licença ambiental também são apurados pela equipe da operação.

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Funcionários do Sicredi em Teresópolis falam sobre os diferenciais da cooperativa

Mudanças no trânsito de Teresópolis para evento no bairro do Alto

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Patinadores cobram um trânsito mais seguro em Teresópolis

Conta de luz para produtores rurais vai ficar mais barata

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE