Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Oito mil crianças devem ser vacinadas em Teresópolis

Postos de saúde mantém esquema especial de atendimento. Dia "D" da vacinação será em 18 de agosto

Pais e responsáveis devem estar atentos: Teve início nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A imunização será voltada para crianças de um ano a menores de 5 anos e acontece em 19 unidades de saúde municipais. A meta é que 8.520 crianças sejam vacinadas.  A ação vai até o dia 30 e o “Dia D” de mobilização da campanha acontece em 18 de agosto, com mutirão de imunização em PSF´s (Postos de Saúde da Família) e unidades básicas. Teresópolis recebeu nesta terça-feira (31), o primeiro lote da vacina para a campanha, com cinco mil doses. A previsão é de que novos lotes serão enviados pelo governo estadual semanalmente. 
De acordo com a secretaria de Saúde, no momento, não há casos confirmados e nem suspeitos de sarampo em Teresópolis. O Setor de Imunização da Secretaria ressalta que as pessoas de outras faixas etárias podem ir a um posto de saúde para tirar dúvidas sobre a vacinação e atualização da caderneta vacinal, se for necessário.
Em Teresópolis os postos de vacinação, que atendem de 8h às 16h, são: PSF Albuquerque, PSF Granja Guarani, PSF Beira Linha, PSF Araras, PSF Rosário, PSF Perpétuo, PSF Barra, PSF Pimenteiras, PSF Meudon, PSF Fonte Santa, PSF Quinta Lebrão, PSF Vargem Grande, PSF Venda Nova, PSF Granja Florestal, CES Várzea, Centro Materno Infantil, UBS Bonsucesso, UBS Vieira e UBS Água Quente.  Veja no boxe algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

SOBRE A VACINAÇÃO
– Quando e onde ocorre a campanha? Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em postos de saúde de todo o país.
– Qual o foco da campanha? Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).
– Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos? Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.
– Qual a vacina usada contra a pólio? Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.
– Qual a vacina usada contra o sarampo? A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
– Adultos participam da campanha? Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. 
– Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses? Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE