ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

Data: 23/09/2019

Em Teresópolis, a referência em EaD é a Unopar, que no início deste alcançou em nossa cidade a impressionante marca de cinco mil profissionais formados em cursos superiores pela instituição - Divulgação Unopar

O Censo da Educação Superior divulgado esta semana (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, pela primeira vez, a oferta de vagas nos cursos de graduação na modalidade educação a distância (EaD) é maior que a do ensino presencial. Em 2018, foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância e 6,3 milhões em cursos presenciais. O número de cursos EaD cresceu 50% em um ano, passando de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018.  Apesar da maior oferta de vagas em cursos a distância, os cursos presenciais ainda tiveram mais alunos novos matriculados em 2018. Houve dois milhões de matrículas na modalidade presencial e 1,3 milhão em cursos EaD. O Inep destaca que o número de ingressos nos cursos de graduação a distância tem crescido significativamente nos últimos anos, dobrando sua participação no total de novos alunos, de 20% em 2008 para 40% em 2018. Nos últimos cinco anos, segundo o instituto, os ingressos nos cursos presenciais diminuíram 13%.  Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a maior oferta de vagas no ensino a distância em relação ao presencial é uma “tendência nacional e mundial”. “Isso só tende a se consolidar”, afirmou.
Dados do Censo da Educação Superior apontam que, dos estudantes que entraram em 2010, 56,8% desistiram do curso e apenas 37,9% concluíram os estudos. Outros 5,3% continuavam na graduação seis anos depois do início do curso. “Qualquer atividade econômica – e o ensino é uma atividade econômica – tem que ter critérios de eficiência. E o Brasil é muito ineficiente. Mais da metade dos ingressantes desiste ao longo do curso, sendo também que há um elevado grau de pessoas que ficam muito mais tempo necessário para concluir o curso”, disse o ministro. E acrescentou: "Se a gente reduzisse significativamente essa ineficiência, a gente conseguiria dobrar o número de pessoas com ensino superior completo no Brasil, utilizando os mesmos recursos atualmente disponíveis".
Segundo o MEC, o Brasil tem 8,4 milhões de estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior, 20% deles em universidades públicas. “Um total de 3,4 milhões de estudantes ingressou em cursos de graduação em 2018. No mesmo ano, 1,2 milhão de estudantes concluíram a educação superior. As informações do censo foram coletadas em 2.537 instituições, 2.238 delas privadas. Neste grupo, estão matriculados 75% dos estudantes, cerca de 6,3 milhões de alunos”, informou o ministério.

Unopar é referência
Em Teresópolis, a referência em EaD é a Unopar – que no início deste alcançou em nossa cidade a impressionante marca de cinco mil profissionais formados em cursos superiores pela instituição. Uma das maiores lutas de Antonio Carlos Dantas, diretor da unidade local, no início do trabalho em Teresópolis, foi desmistificar muitos preconceitos enraizados na sociedade. Essa visão preconceituosa já era grande com relação às instituições particulares, que já possuíam a fama de “vender diplomas”, imagina então com relação à educação a distância? Muita gente com pé atrás e apenas uma certeza, de que o mundo em que vivemos está mesmo em constante mudança, e nós estamos em constante mudança. “O campo educacional e universitário não poderia ser diferente e a UNOPAR não para de se aperfeiçoar, isso é uma lei na instituição. Se antes eu tinha que provar que o EAD era sério, hoje eu tenho que apresentar essas modernizações constantes, já que o sistema já é uma realidade. O nosso novo sistema avaliativo, por exemplo, foi instituído este ano visando atender os anseios de nossos alunos, como também se enquadrando às novas diretrizes do MEC. Outro ponto que sempre tocamos nas entrevistas é que as avaliações do MEC com as instituições EAD são ainda mais criteriosas, e isso nos dá muito orgulho, já que recebemos excelentes avaliações do Ministério há décadas”, lembra Antonio Carlos. O polo da Unopar de Teresópolis funciona na Rua José Correia da Silva Júnior, na Várzea.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HCTCO inaugura serviços de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca

Simone Jatobá avalia jogo-treino da Seleção Feminina Sub-17

CRAS Meudon entrega doações da campanha de inverno

Iniciado levantamento sobre infestação do mosquito Aedes aegypti

Teresópolis confirma Imunização para pessoas com 32 e 33 anos

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy