Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

OAB protesta contra sistema de solução de conflitos

Advogados se organizam em manifestação contra projeto do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Anderson Duarte

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira em nossa capital, a frente da sede do Poder Judiciário do estado, um grande protesto contra um projeto do Tribunal de Justiça que visa criar novos centros de solução de conflitos. Para a Ordem, esses centros, que poderão inclusive utilizar um sistema automatizado para fazer atendimentos de casos mais comuns, seriam ilegais. O presidente da OAB de Teresópolis, Rodrigo Ferreira e seu vice, Édio Junior, estiveram presentes no movimento de ontem e, junto com o presidente estadual Felipe Santa Cruz, deixaram claro para o órgão que há uma série de insatisfações dos advogados com essa possibilidade de exclusão da classe destes processos.
Segundo a OAB, em nota divulgada previamente ao evento, a medida exclui a participação de advogados na resolução de conflitos, já que os casos serão analisados via internet e por uma espécie de robô. E, segundo a entidade, esse programa de informática seria financiado pelas próprias empresas mais demandadas em ações dos consumidores. “Nós precisamos mostrar que a classe está unida contra o que entendemos ser arbitrário. Nossa presença aqui hoje também é marca de nossa participação ativa nas questões que envolvem a atuação do advogado em nosso estado”, explica e enaltece Rodrigo. Na última segunda-feira, depois de se reunir com a direção da Ordem no estado, o presidente do TJ, Milton Fernandes de Souza, afirmou que os advogados são essenciais ao projeto. “A mediação é uma nova forma de solução de conflitos. E é importante registrar que o advogado jamais será alijado. Ele é parceiro, indispensável, está conosco o tempo inteiro”, disse.
Para Santa Cruz, “esse entendimento tem transformado as indenizações em irrisórias, o que tem gerado grande insatisfação das pessoas que militam na defesa dos direitos do consumidor”, diz. Segundo ele, somou-se a isso o anúncio de que o TJ estaria trabalhando em um sistema automático feito por robôs que excluiria os advogados da negociação. “Por isso, resolvemos fazer esse movimento público afirmando o que está na lei e na Constituição: a indispensabilidade do advogado, que é parte indissociável na administração da Justiça”, afirma. Para Santa Cruz, a reunião foi proveitosa, uma vez que o presidente do TJ anunciou que o advogado é indispensável e que a OAB terá assento na discussão do projeto. “Ninguém aqui luta por um sistema arcaico. Mas obviamente essa mediação tem de ser feita por um advogado capacitado, representando o interesse do cidadão que vai ao Judiciário”, finaliza.
Segundo o Tribunal, os advogados terão papel fundamental dentro da nova possibilidade de mediação, mas a entidade não foi consultada sobre a medida de forma prévia. Ainda de acordo com o TJ, trata-se de um pré-projeto em que foi criada uma esteira de procedimentos, que se iniciam por uma Câmara privada online. O sistema pode ser desde um chat que conecte o demandante ao demandado a uma plataforma baseada em inteligência artificial. A ideia, segundo o órgão, é que o advogado, em vez de entrar diretamente com ação, acesse esse sistema online e ali comece a trabalhar nas suas pretensões e consiga obter do sistema inteligente um volume maior de informações. Ao se preencher o sistema, a inteligência artificial alimentará o pedido de um reclamante com mais informações, que podem basilar as tomadas de decisão dos advogados. Em um exemplo, o sistema poderia informar que, para a troca de um aparelho celular de tal modelo, houve um determinado número de reclamações e tantas foram resolvidas de uma maneira específica. Ainda de acordo com o órgão, caso essa primeira etapa não dê certo, haverá um atendimento presencial. Havendo acordo, o juiz homologa. Mas se, após essas etapas, não houver acordo, os demandantes poderão ir a um centro de solução de conflitos de tentativa de solução do próprio tribunal. Se em nenhuma dessas situações o acordo for obtido, as partes poderão ajuizar uma ação. 
No ano passado, o Conselho Nacional de Justiça, o Banco Central e a Federação Brasileira dos Bancos assinaram acordo para a criação de uma plataforma digital a fim de facilitar a mediação entre instituições financeiras e seus clientes. A ideia era também que conflitos fossem solucionados na fase pré-processual para reduzir o número de ações de consumidores contra os bancos na Justiça, já que esta é a quarta área de maior litigiosidade no Brasil. O sistema permite que as partes cheguem a um acordo e que ele seja homologado pelo juiz de forma virtual, sem a necessidade de encontro físico entre as partes. Segundo o Banco Central, o objetivo é estimular o uso da plataforma voltada à solução de conflitos por meio extrajudicial para que as controvérsias sejam solucionados o mais rápido possível e com menos custos. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE