Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

OAB promove vacinação para advogados hoje em Teresópolis

CAARJ e Ordem disponibilizam imunizações também para familiares diretos em parceria com secretaria de saúde

Anderson Duarte

Em resposta aos crescentes e preocupantes casos de infecção da Febre Amarela em nosso município e com o objetivo de ajudar a municipalidade na ampliação da cobertura vacinal, a Ordem dos Advogados do Brasil em sua 13ª Subseção em Teresópolis em parceria com a CAARJ, Caixa de Assistência ao Advogado, promove hoje, 23, na sede da entidade uma campanha de vacinação de combate à Febre Amarela junto a comunidade profissional. Advogados e até dois familiares diretos mediante a apresentação da carteira da Ordem, poderão se vacinar das 10h às 17h na sede da entidade em nosso município, situada na Travessa Portugal 39, na Várzea. A CAARJ espera ampliar a imunização de advogados em outros municípios do estado, sendo em Teresópolis o primeiro a receber tal demanda. A entidade já promove a imunização contra a gripe, por exemplo, desde 2013, e com ampla participação da classe.

Em entrevista ao programa Jornal Diário na TV do Canal 4 desta segunda-feira, 22, o presidente Rodrigo Ferreira explicou como surgiu a ideia e quem apoiou a iniciativa. “Não posso deixar de agradecer ao Delegado da CAARJ que viabilizou com a Dianne e demais funcionários da Caixa essa iniciativa. Gratidão ao Secretário de Saúde do Município, Carlos Dias e ao Subsecretário Antônio que atenderam ao meu pedido de cessão das doses. Lembrando que fizemos tudo em caráter urgente porque já tivemos dois óbitos em Teresópolis. Agradeço ao Presidente Marcello Oliveira que da autonomia aos Delegados e Gerentes para que possamos agir em conjunto”, explicou inicialmente o advogado, que também ressaltou que em virtude da grande demanda no país, não há doses da vacina para comercialização, sendo praticamente toda a produção voltada ao poder público, por isso, a participação da secretaria do município no processo.

“Nosso esforço maior é mesmo pela manutenção da saúde e da qualidade de vida da categoria, mas também para ajudar a desafogar as unidades públicas que em virtude dos casos de infecção e, infelizmente, óbitos registrados nos últimos dias registrou grande procura. Acreditamos que a continuidade do trabalho vai cobrir 100% da classe, visto que no ano passado já tínhamos feito campanha semelhante e também em parceria com a CAARJ e a secretaria de Saúde do município. Assim como se espera a campanha de vacinação deve chegar a todas as subseções da OAB em nosso estado”, explica Rodrigo, que também enaltece a participação do presidente da CAARJ, Marcello Oliveira, neste processo. “A vacinação faz parte de uma série de ações que traduzem a nossa visão sobre o papel da Caixa de Assistência, que é o de cuidar do advogado da porta do escritório para fora. A imunização ajuda a garantir sua saúde, o que lhe permite mais tempo com a família, um trabalho com mais qualidade, mais integração com os colegas. Este é o nosso objetivo”, explica.

Quanto ao problema das contra indicações, o Ministério da Saúde emitiu nota dizendo que a vacina é muito segura e protege durante a vida toda. Uma pessoa com febre amarela apresenta nos primeiros dias sintomas parecidos com os de uma gripe, entretanto, esta é uma doença grave que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina. Na identificação de alguns desses sintomas, procure um médico da unidade de saúde mais próxima e o informe o que sente. Não há tratamento específico contra a febre amarela, mas a mesma orientação utilizada para dengue deve ser seguida, ou seja, não utilizar medicamentos à base de salicilatos (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença. Mulheres grávidas em qualquer período da gestação não podem tomar a vacina, assim como crianças com menos de 9 meses de idade. Idosos com mais de 60 anos precisam de indicação médica para tomar a vacina.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE