Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

OAB promove caminhada de conscientização para população

Vestidas de branco, mulheres tomam as ruas da cidade para cobrar públicas que levam às mulheres o respeito e a dignidade que merecem

Anderson Duarte

A Ordem dos Advogados do Brasil em Teresópolis, em conjunto com o Conselho municipal dos Direito da Mulher, promove neste domingo, 25, mais uma grande caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher em Teresópolis. Vestidas de branco, as mulheres e as famílias percorrem ruas do centro da cidade para alertar a população e mobilizar a sociedade para a conscientização acerca das políticas públicas que levam às mulheres o respeito e a dignidade, assim como a necessidade de se combater a violência contra esse público. Segundo dados internacionais, o Brasil é um dos países onde mais se registram feminicídios por ano, ou seja, aquele crime contra a vida da mulher, pelo simples fato dela ser mulher. Em entrevista ao programa Jornal Diário na TV desta semana, a advogada Helena Sanchez falou da importância da caminhada como forma de despertar o interesse da população no combate a essa prática criminosa.
“Resolvemos fazer a caminhada para que possamos chamar e orientar as pessoas sobre a importância da participação delas em espaços como esse. Ao longo da caminhada vamos também divulgar os locais da cidade que dão apoio às mulheres e tentar sensibilizar a comunidade e cobrar dos órgãos públicos ações concretas para que a violência contra a mulher tenha fim”, enaltece e acrescenta a advogada, “Muitas mulheres ainda deixam de denunciar os seus agressores por inúmeros motivos, mas principalmente pelo medo e pela dependência econômica a que muitas estão submetidas. Qualquer mulher pode ser vítima de violência doméstica, independente de sua classe social. Transformar esta realidade depende de um processo de mudança de mentalidade, que implica em mudança de hábitos, inclusive na educação dos nossos filhos”, diz Helena.
A caminhada terá concentração no Ginásio do Pedrão, as nove da manhã deste domingo, 25, e a organização pede que cada pessoa vista-se de branco e venha caminhar pelo combate à violência contra a mulher. A advogada ressalta que o fim da violência é um trabalho que requer a união de todos os órgãos e da sociedade civil. “A violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública que atinge todas as classes sociais. Através da iniciativa da OAB Mulher, que tem uma cadeira no Conselho municipal dos Direitos da Mulher, entendemos que o que o presidente Rodrigo Ferreira sempre faz questão de pedir, que é cumprir nosso papel social e promover eventos dessa natureza, tem potencial de modificar comportamentos e até algumas realidades. Nosso estatuto diz claramente que o OAB Mulher existe para oferecer apoio as advogadas, mas a gestão do Dr. Rodrigo ampliou isso para as teresopolitanas”, enaltece Helena.
Mas a caminhada incentiva não só as mulheres, mas a sociedade como um todo. “As ações da Ordem têm reflexo direto não apenas no meio jurídico, e sim em toda a população, dada a grande tradição da entidade e seu papel institucional de zelar pela cidadania. É muito importante a participação de todos, inclusive dos homens, que também são muito bem vindos ao evento deste domingo”, salienta. “Temos que trabalhar juntos para mudar essa realidade tão triste. Hoje, somos o quinto país no mundo com a maior incidência de violência contra a mulher. É muito importante podermos contar com o apoio da população nesta luta e compromisso da Ordem com a luta pelo empoderamento feminino e o fim da violência”, explica.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Autor de violência doméstica é preso em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE