Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

OAB manifesta preocupação com política de segurança do Rio

Entidade divulgou nota após a morte de seis jovens

Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

Após a morte de seis jovens, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção do Estado do Rio de Janeiro, divulgou uma nota na noite de hoje (14) manifestando preocupação com a política de segurança pública do governo Wilson Witzel. 

“As mortes recentes de seis jovens pardos e negros é algo inadmissível e não podem ser tratadas como efeito colateral aceitável de uma política de enfrentamento truculenta, sem inteligência e respeito a direitos e garantias da população”, diz a nota. A entidade disse que prestará apoio jurídico às famílias dos jovens por meio da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da entidade.

Para a OAB, as mortes “evidenciam grave desleixo com a vida do cidadão”, principalmente jovens negros e pardos da periferia, cuja “segurança e integridade ficam comprometidas em ações em que as forças oficiais têm licença para matar”. 

A nota diz ainda que nenhum indicador de violência ou “propósito pacificador” justifica incursões policiais que desprezem a vida humana, “com corte de raça e classe tão eloquente”. “Medidas como edição de manuais secretos para operações aéreas e mensagens de estímulos à matança generalizada não somam esforços. Pelo contrário, são instrumentos de acirramento dos ânimos e amplificadores dos níveis de letalidade”. 

A OAB-RJ acrescenta na nota que espera que os órgãos de segurança pública do estado não exponham a população a riscos, tornando-a vítima nos confrontos e que os “eventuais criminosos sejam presos e julgados, conforme estabelece a lei”.

O governo do Estado foi procurado pela Agência Brasil, mas até o fechamento da matéria não tinha se pronunciado sobre as declarações da OAB-RJ sobre a política de segurança pública do governo do Rio.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE