Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

O Instituto Gourmet chega a Teresópolis com vários cursos

Busca por qualificação profissional na área de gastronomia teve grande salto durante a pandemia

Nina Benedito

Investir em gastronomia em tempos de pandemia pode ser uma opção acertada, pois, mesmo após a crise, as chances de emprego no mercado de trabalho são generosas. Com a crise, profissionais foram obrigados a encontrar caminhos para garantir a permanência ou recolocação no mercado de trabalho. Tanto que, entre as atividades mais buscadas pelos mais de oito milhões de microempreendedores individuais no país, está a produção para confeitaria e padaria. Segundo o Sebrae, esse tipo de negócio caseiro aumentou 22% nos últimos quatro anos, e é um dos que tem o maior potencial de crescimento. Seja para se especializar ou para mudar de profissão, cada vez mais pessoas investem em cursos e escolas de gastronomia, pois o mercado é amplo e tem espaço para quem se destaca. De olho nessa demanda, o Instituto Gourmet chegou a Teresópolis oferecendo vários cursos, entre eles o de confeitaria, cozinha quente, curso de Chef Fit, culinária para quem tem uma alimentação saudável, entre outros.
Em recente entrevista ao “Programa da Rafaella Pedra”, na Diário TV, a Diretora do Instituto Gourmet, unidade Teresópolis, Jéssyca Bertram, falou sobre os vários cursos oferecidos, a metodologia e as novidades para os cursos de final de ano. “O mais legal dos nossos cursos é que o aluno não precisa saber as técnicas base, ele entra no curso e aprende desde o início, então, para quem tem vontade de aprender, mas tem medo porque não sabe cozinhar, não tem problema”, enfatiza Jéssyca.
Ela falou ainda sobre o aumento pela procura de cursos do setor em Teresópolis. “A gastronomia tem crescido muito nos últimos tempos, na pandemia a gente pode observar um ‘ boom’ de diversos empreendedores que iniciaram algum negócio, pessoas que ficaram desempregadas e abriram o próprio negócio, e tem essa possibilidade de poder trabalhar de casa, de ter uma qualidade de vida melhor, então a gastronomia vem oferecendo isso”, relata. “A gente tem o curso de doceiro, que ensina a fazer desde os doces mais simples até os doces mais elaborados, modelados com pasta americana, por exemplo, que é um nicho que vem crescendo muito”, completa.

Curso de Cozinheiro Profissional
No Instituto Gourmet, além do curso de doceiro, os interessados podem encontrar o curso de Confeiteiro Profissional que ensina as técnicas e execuções da confeitaria clássica, bases da confeitaria, cremes, recheios, sobremesas de vitrine, glaçagem. “Para quem gosta de fazer bolos, tortas de vitrine, naked cake, mas para quem não gosta dessa parte de doces, temos o curso de Cozinheiro Profissional, que pode aprender desde a base até a culinária japonesa” enfatiza. No curso de Cozinheiro Profissional são ensinadas as técnicas clássicas de cocção, cortes, manipulação, conteúdos de bases, preparações frias, marinados, além de aulas de empreendedorismo, fundamental atualmente. “Nesse curso o aluno pode aprender a fazer uma pizza Síria, por exemplo, trabalha com carnes, com massas, com a culinária internacional, nacional, harmonização de vinhos, e tem muita gente que trabalha como Personal Chef, vai fazer o serviço de jantar e oferece a harmonização da bebida, o que acrescenta ainda mais no seu serviço”, detalha.

Gastronomia como um hobby
“A gente atende também aquelas pessoas que veem a gastronomia como hobby, tem muitas pessoas que amam cozinhar e que buscam os cursos como uma forma de relaxar, um momento dela, de se conectar com ela, até porque, a nossa cozinha é um espaço acolhedor, é uma cozinha que faz o aluno se sentir em casa e os nossos equipamentos são os que ele vai conseguir reproduzir em qualquer lugar sem muita dificuldade, isso facilita também para quem quer fazer um curso como hobby porque gosta de cozinhar, então também tem essa possibilidade, e muitas pessoas ainda estão em casa, muitas perderam o emprego, desenvolveram a crise de ansiedade, e a culinária ajuda. Existem estudos comprovando a eficácia da gastronomia, dos preparos de pratos, de doces, como um relaxante mesmo, como algo pra si próprio”, explica Jessyca.

Mais sobre o Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é uma rede com mais de 120 franquias espalhadas pelo país, com expansão e o objetivo de alcançar até o final do ano mais de 150 unidades. As aulas são 80% práticas e 20% teóricas, material didático incluso, instrutores experientes e capacitados, ao final do curso o aluno recebe o certificado de conclusão profissionalizante.

Os diferentes cursos de gastronomia
O curso mais básico para quem gosta de doce é o de Doceiro Profissional. Já para quem gosta do salgado, o curso de Chef Mix é uma ótima opção, onde o aluno vai aprender a fazer pizza, salgados diversos, além da culinária mexicana, esses são os cursos mais rápidos que o Instituto oferece. “Os cursos podem variar de sete meses a um ano, e também oferecemos vários workshops que são mais práticos, e com a aproximação do final do ano, teremos workshops de panetone, de chocotone, de rabanada, entre outros. Todo workshop é para quem quer vender, quem quer trabalhar com isso, é uma oportunidade”, enfatiza a diretora do Instituto.

Cozinheiro Funcional e Fit
Com o mercado de alimentação saudável em alta, as pessoas estão em busca de pratos saborosos feitos com ingredientes naturais, sem açúcar, sem glúten, low carb e vegetariana.

Curso de Cake Designer
O aluno aprende a fazer bolos de casamento, bolos de festa, o famoso Naked Cake um dos mais comerciáveis, bolos esculpidos, técnicas de blindagem, técnica de 3D e muito mais.

Os cuidados sanitários
“Nós temos alunos que procuram o Instituto justamente para sair de casa, para ter um momento de descontração, de fazer novas amizades, e nesse momento é importante a gente frisar que a nossa escola está toda preparada para receber os nossos alunos, fazemos a higienização de todos os ambientes e equipamentos, a gente mantém o distanciamento entre os alunos em nossas cozinhas, estamos trabalhando com a capacidade permitida, o uso de máscara é obrigatório dentro da escola, é importante frisar isso para a segurança de todos” enfatiza Jessyca.

Aula VIP
“O Instituto Gourmet também oferece a aula Vip, é uma modalidade que a gente consegue atender os nossos alunos que querem aprender algo específico, por exemplo, se quer aprender somente culinária francesa, ou quer aprender somente a fazer pizza, ou culinária japonesa, o aluno tem essa oportunidade de fazer essa modalidade, que é só o aluno e o professor em sala de aula”.

Próximo lançamento
O próximo lançamento do Instituto Gourmet, será o curso de Padeiro profissional onde o aluno aprende a preparar desde os pães mais simples até pães de fermentação natural .   O Instituto Gourmet está localizado na Avenida Delfim Moreira, 190, Várzea. Telefones (21) 9 9176-7689 e o (21) 2641-8620 e no Instagram @gourmet.tere

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE