Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Número de veículos furtados volta a crescer em Teresópolis

Já são quase 100 registros do tipo em 2018. Em uma semana, três pessoas foram vítimas dos ladrões

Marcello Medeiros

Na madrugada desta quarta-feira, o proprietário da van Peugeot Boxer placa LCL-1631, utilizada no transporte escolar, teve grande prejuízo. O veículo desapareceu do bairro da Prata, em trevo próximo ao encontro da Rua Wenceslau José de Medeiros com Avelino Machado Bastos. Esse foi o terceiro caso de furto de veículo em Teresópolis em uma semana, situação bastante preocupante diante dos números apresentados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) em seu setor de estatísticas, que acompanha os registros feitos nas delegacias: Entre janeiro e outubro deste ano, foram comunicados 93 furtos de veículos no município. O mês com maior número de ataques foi o de agosto, com 12 registros. Durante todo o ano passado, foram 86. Comparando período recente, o ano de 2016 teve a maior quantidade de ataques de ladrões de carros, motos e caminhões, com 147 casos anotados na 110ª Delegacia de Polícia.
O furto da van escolar aconteceu nas proximidades do posto de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran. Uma semana antes, outras duas comunicações. No bairro da Fonte Santa foi levado por bandido – ou bandidos – o caminhão Volkswagen modelo 8-150, com cabine de madeira e placa LCI-4148. O veículo de carga era utilizado como fonte de renda de uma família, com a realização de fretes.  “Muitos colegas tiveram seus caminhões roubados. A polícia tem que suspeitar de qualquer caminhão e fazer abordagem para averiguar se o mesmo está com o proprietário ou o motorista. Eu vejo na madrugada vários carros da polícia parados pela cidade, então porquê eles não fazem a abordagem? Se isso acontecer garanto que os roubos de caminhão e carro de passeio vão parar um pouco. Como que fica a nossa família sem o nosso ganha pão?”, relatou em publicação sobre furto do caminhão na Fonte Santa um homem residente no Jardim Meudon e que disse ter sido vítima do mesmo tipo de crime no dia 04 de agosto.
Também na Fonte Santa foi furtado o VW Gol placa LBO-8686, de cor prata, ano 97. O veículo estava estacionado em frente a uma oficina mecânica. No final do mês de outubro, imagens de um circuito de segurança registraram o furto de uma Fiat Uno de cor branca, modelo duas portas, em outra ocorrência às margens da BR-116. Nesse caso, o furto aconteceu no Vale da Revolta, por volta das 4h. Dois jovens praticaram o delito e um terceiro ficou à espera, parado no acostamento sentido Rio de Janeiro. Além do Uno, eles tentaram furtar um Gol.

Ladrões turistas
Tudo indica que a grande maioria o dos furtos tenha como autores moradores de outros municípios, principalmente do Rio de Janeiro, visto que dos casos registrados foi baixíssimo o número de veículos recuperados na área de Teresópolis. Em 2017, um professor teve seu carro furtado nas proximidades da portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sendo o Corsa encontrado três meses depois “rodando” em comunidade na Baixada Fluminense.
O número de caminhões furtados em Teresópolis e região é outro motivo de preocupação. Na segunda-feira o VW Constellation placa LKZ-7245 foi levado do município de Além Paraíba, com suspeita que tenha seguido pela BR-116. Recentemente, em entrevista sobre a importâncias das operações de trânsito realizadas pela Polícia Militar, o Comandante do 30º BPM, Coronel Marco Aurélio, informou que aumentaria o número de abordagens a esse tipo de veículo visando justamente intimidar a ação de criminosos.

VEÍCULOS FURTADOS

2018
JANEIRO – 07
FEVEREIRO – 10
MARÇO – 08
ABRIL – 10
MAIO – 07
JUNHO – 11
JULHO – 11
AGOSTO – 12
SETEMBRO – 07
OUTUBRO – 10
NOVEMBRO – (N/C)
DEZEMBRO – (N/C)

2017
JANEIRO – 05
FEVEREIRO – 10
MARÇO – 04
ABRIL – 01
MAIO – 07
JUNHO – 12
JULHO – 11
AGOSTO – 05
SETEMBRO – 06
OUTUBRO – 05
NOVEMBRO – 03
DEZEMBRO – 05

2016
JANEIRO – 17
FEVEREIRO – 13
MARÇO – 20
ABRIL – 17
MAIO – 07
JUNHO – 10
JULHO – 12
AGOSTO – 05
SETEMBRO – 14
OUTUBRO – 17
NOVEMBRO – 06
DEZEMBRO – 09

* Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP)

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE