Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novos conselheiros tutelares tomam posse hoje

Responsáveis por zelar pelos direitos de crianças ficam no cargo até 2024

Marcada para esta sexta-feira, dia 10, a posse dos dez conselheiros tutelares de Teresópolis, eleitos para o mandato 2020-2024. A solenidade acontecerá a partir das 10h, no Teatro Municipal, localizado no segundo piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, na Várzea). Órgão responsável por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar foi criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. Os Conselheiros Tutelares foram eleitos em outubro passado e exercerão mandato eletivo, portanto não são considerados do quadro de servidores da Prefeitura. O salário é de dois salários mínimos, de acordo com a Lei Municipal 3.264/2013.

Teresópolis tem dois Conselhos Tutelares, que estão instalados no primeiro piso do Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Avenida Lúcio Meira, 375 – Várzea). O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 18h, sendo que há funcionários de plantão 24h via telefone celular. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece mais de uma dezena de atribuições aos conselhos tutelares, entre elas “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes. A lei também diz que o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é “estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público”.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mais da metade dos conselhos do país estão em atividade nas regiões Nordeste (1.885 conselhos em 1.811 cidades) e Sudeste (1.830 conselhos em 1.668 municípios). Na Região Sul funcionam 1.234 em 1.191 cidades. No Centro-Oeste, são 527 conselhos entre 466 municípios e 31 regiões administrativas do Distrito Federal. Na região Norte há 480 conselhos divididos em 420 municípios.

OS ELEITOS E SUA VOTAÇÃO
Sonia Mara Silva Fernandes – 548 votos
Michael Cardoso Vilarino – 407 votos
Karla Daniele Borges Corrêa – 229 votos
Lusiane Santos da Silva – 213 votos
Tatiana Oliveira de Abreu Charles – 205 votos
Thiago Ferreira Duque – 194 votos
Raquel Garcia Soares Amarante – 188 votos
Celia Cristina Pinna Rodrigues Rodrigues – 139 votos
Djair Marcelino Alves Junior – 139 votos
Monica da Cunha Carvalho – 137 votos

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE