Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novo comando no 30º Batalhão de Polícia Militar

Após passagem por Friburgo, Tenente Coronel Soliva assume a corporação em Teresópolis

Luiz Bandeira

No início da tarde desta quinta-feira, 31, foi realizada no quartel do 30º Batalhão de Polícia Militar, na Rua Guandu, em Pimenteiras, a cerimônia de passagem de comando da corporação no município. Autoridades e representantes da sociedade prestigiaram a solenidade militar que apresentou a nova liderança que terá a missão de garantir a lei e a ordem nas cidades cobertas pela corporação a partir de sua base operacional. O Tenente Coronel Soliva substituiu o Tenente Coronel Cardoso.
Apenas seis meses após sua posse, o Tenente Coronel Fábio Batista Cardoso disse que ao assumir procurou traçar alguns objetivos para que o batalhão pudesse caminhar com muito mais foco na produção de resultados e que esses resultados apareceram ao longo desse pouco tempo. O comandante substituído mostrou, em sua curta passagem pelo 30º batalhão, uma característica agregadora buscando por vezes a participação da sociedade na elaboração de diretrizes e políticas de enfrentamento ao crime. Cardoso destacou que conseguiu reativar o Conselho Comunitário de Segurança e que criou um espaço de participação comunitária por meio de cafés, reuniões promovidas por ele, onde eram discutidas soluções para os problemas que assolavam a sociedade teresopolitana. O coronel disse acreditar que “o nosso comando foi bem significativo, à medida que buscou sempre se aproximar da sociedade civil organizada, procurando ouvir suas demandas, as suas reclamações e assim a gente procurou sempre ajustar o nosso policiamento para o nosso principal cliente que é a sociedade, que espera muito da gente”. Também em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV, o Cardoso concluiu dizendo: “Nós fizemos muito em tão pouco tempo e eu tenho a mais absoluta certeza que o meu sucessor vai dar continuidade aquilo que a gente começou a materializar”.

Novo Comandante
O 30º Batalhão agora será comandado pelo Tenente Coronel Alex Marchito Soliva, morador de Nova Friburgo, cidade onde inclusive já comandou o quartel local, o 11º BPM. Antes, o Soliva teve passagem pelo 38º BPM, em Três Rios, entre outros quartéis e funções, adquirindo assim conhecimento sobre as demandas características da região serrana do estado. Questionado pela nossa reportagem sobre essa experiência em atuar na região o coronel disse que tem uma ideia bem aproximada, por que comandou duas unidades que compõe o 7º Comando de Policiamento de Área. “A gente tem reuniões periódicas, então os comandantes expõe as analises feitas de cada região, então a gente já está um pouco acostumado com o que afeta a região”, pontuou.

Combate ao tráfico
Para Soliva, infelizmente o tráfico de drogas é um problema nacional, “realmente o uso de entorpecentes se enraizou em praticamente todas as comunidades, mas o quê a gente pode garantir é que a gente vai manter um combate incessante a quem resolver transgredir o ordenamento jurídico”. O novo comandante conclui conclamando a sociedade teresopolitana a participar desse novo momento, implementado pelo comando do Coronel Cardoso, como atores na busca por uma região cada vez mais segura.  “Não existe fazer polícia sem a participação da destinatária do nosso próprio serviço, então a gente pretende estreitar o máximo possível as nossas relações com a sociedade civil.”

7º CPA
Na manhã de terça-feira, 31, o Coronel PM Cláudio Costa de Oliveira, assumiu o 7° Comando de Policiamento de Área (7º CPA), substituindo o Coronel PM Paulo Roberto das Neves Júnior. Na solenidade esteve presente o Coronel PM Rogério Quemento Lobasso, Secretário de Gestão Operacional da Polícia Militar, Oficiais das Unidades Subordinada, Oficiais e Praças do 7° CPA e familiares do Novo Comandante.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE