Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novas alterações no trânsito entram em vigor no centro da cidade

Ajustes visam corrigir problemas gerados pelo projeto de integração de Vinícius Claussen

Marcus Wagner

Depois de um mês da implantação de mudanças no trânsito que fizeram parte das ações do programa Integra Terê e diante de uma grande insatisfação de motoristas, comerciantes e até do Corpo de Bombeiros, o governo Vinicius Claussen precisou fazer alterações em alguns pontos do centro da cidade. Nesta segunda-feira, entraram em vigor os ajustes providenciados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública que reverteram integral ou parcialmente o sentido de ruas ao que era antes da integração.
O Integra Terê foi cancelado via Justiça, após uma semana de caos em praticamente todos os bairros, mas o trânsito continuou com as mesmas configurações resultando em vários problemas. De acordo com o secretário Marco Antônio da Luz, a avaliação do fluxo nas ruas e avenidas é feita constantemente e as intervenções serão realizadas sempre que forem necessárias, buscando a melhor solução.
Uma das mudanças mais importantes foi o retorno da mão-dupla na Rua Djalma Monteiro que possibilitou ao Corpo de Bombeiros voltar a ter mais agilidade no percurso até o centro da cidade. A Rua José Correia da Silva Junior, na esquina do prédio da Unopar, agora também passar a ter o fluxo de veículos nos dois sentidos, voltando a dar acesso à Delfim Moreira para permitir que seja feito o retorno no sentido Alto. 
“Havia um projeto da Fetranspor que era em conjunto com a integração, mas agora mudou o modelo de integração e, embora seja normal que toda mudança gere um desconforto, nós visualizamos alguns pontos que poderiam melhorar e conversando com o prefeito decidimos fazer. A Rua José Correia da Silva Júnior (prédio da Unopar) passa a ser mão-dupla, viabilizando às pessoas poderem ir até a Praça de Santa Teresa ou Tijuca sem precisar ir até a Duque de Caxias ou o Parque Regadas. O pessoal da Barra também vai poder descer na Djalma Monteiro. Quem vem do Rio e não que passar pela Reta pode entrar na Carmela Dutra e entrar na Juruena para ir para a Barra. Assim a gente proporciona mais mobilidade”, explicou o secretário.
Da Luz destacou ainda que haverá mais intervenções nos próximos dias, atendendo a pedidos de comerciantes da região da Várzea: “Na semana que vem vai haver outra mudança em relação a estacionamento. Todo lado direito vai ter estacionamento, mas será num modelo que é bom para motoristas e para os comerciantes que é o de 15 minutos. Após a Olegário Bernardes, nós vamos implantar um horário para carga e descarga de 6 às 11 da manhã. Após esse horário, também vai ser estacionamento de 15 minutos para a população poder usufruir do comércio da cidade sem ficar com aquele carro parado o dia todo ali”.
Entre as alterações, a possibilidade das viaturas de resgate poderem novamente acessar o centro da cidade pela Djalma Monteiro atende a uma reivindicação que o comandante do 16º GBM já havia relatado à nossa reportagem. Outro pedido antigo dos Bombeiros é a pavimentação da Rua Carmem Gomes, que ainda não tem previsão de acontecer: “O prefeito vai viabilizar aquela rua atrás dos quartéis que é um pleito antigo, mas até o momento não tivemos condições de fazer isso. O comandante nos relatou que estava complicado, nos ajudou a implementar as intervenções porque o tanto os Bombeiros quanto à PM precisam estar no centro da cidade o mais rápido possível”. 

Confira as demais mudanças:
Av. Delfim Moreira – Criação de nova área de carga e descarga do trecho do nº 172 até o nº 224 para funcionar até às 11h da manhã. Criação de 15 vagas de estacionamento de 15 minutos no trecho do nº 172 até o nº 266 para viabilizar maior rotatividade de veículos no trecho.  O ponto de ônibus Bairro dos Pinheiros voltou a ser no antigo ponto na Av. Delfim Moreira. Somente esta linha utilizará aquele ponto de parada.
Rua Waldir Barbosa Moreira (Rodoviária) – Pista sentido Várzea: criação de uma vaga de embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida, próxima ao nº 205. Criação de 2 vagas de carga e descarga em frente ao nº 169. De 7 às 11h. Na pista sentido São Pedro, houve a criação de 11 vagas de estacionamento de 15 minutos, do trecho entre o nº 05 (loja) ao nº 22 (loja). Foram criadas 7 vagas de estacionamento de 15 minutos, no canteiro em frente ao terminal rodoviário do trecho entre o nº 25 (loja) ao nº 37 (loja) .
Agriões e Panorama – Além da Rua Djalma volta a ser sentido duplo, os veículos provenientes das Ruas Taquari, Rua Ferreira de Castro e Wancler Fonseca poderão acessar ambos os sentidos dela. A Rua Juruena voltará a ser sentido duplo de direção do trecho entre a Rua Carmela Dutra até a Rua Djalma Monteiro. Os veículos provenientes das Ruas Taquari, Rua Ferreira de Castro e Wancler Fonseca poderão acessar ambos os sentidos da Rua Juruena.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE