Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova previsão para entrega do Hemonúcleo é dezembro

Obra deveria ter sido concluída em julho passado. Prefeitura justifica atraso

Prevista para ser entregue à população até julho passado, o Hemonúcleo Municipal, localizado em anexo do Centro de Saúde da Várzea, deve ser inaugurado no próximo mês. A data ainda não foi definida. Nesta quinta-feira, 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, O Diário buscou junto ao governo municipal explicações sobre o atraso na conclusão do serviço, que teve início em janeiro passado. Em nota, divulgada através da Assessoria de Comunicação, foi informado que “uma extensão do prazo foi necessária devido à entrega do imóvel pela empresa vencedora da licitação” e ainda que “também ocorreu atraso por parte da Caixa Econômica, em fazer a última medição para liberar a obra”.
Tal reforma está sendo realizada com recursos do Ministério da Saúde, através de projeto de emenda parlamentar no valor de R$ 223.138,99, liberados e fiscalizados pela Caixa Econômica Federal. “Esse é um projeto antigo, pois o Hemonúcleo precisa de adequações às normas sanitárias vigentes. Serão feitas obras nos espaços de triagem e dos doadores, nas salas de processa mento de sangue e hemoderivados, e a unidade receberá equipamentos e gerador novos”, relatou, no início dos trabalhos no local, o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos. A humanização do atendimento é outro ponto que será garantido pela reforma. “As adequações vão atender as resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), humanizando o atendimento do doador de sangue e o trabalho dos profissionais de saúde. Doar sangue é vida e essa humanização é essencial”, pontuou, também na ocasião, a subsecretária Patrícia Aragão.
Inaugurado em 2001 em espaço anexo ao Centro de Saúde da Várzea (Rua Francisco Sá, 299) e com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.

Doação de sangue no HSJ
Devido as obras de reforma do Hemonúcleo Municipal, o atendimento para coleta de sangue está sendo feito na Unidade de Hematologia no Hospital São José (Rua Judith Maurício de Paula, 135, Alto). Para a doação não há necessidade de agendamento. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados). O telefone para informações é (21) 97142-1063.

Para doar sangue é necessário
– Estar bem de saúde; – Ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos; –  Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais; – O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto; – Ter feito uma refeição leve, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes; – Uso de medicamentos e vacinas e ter sido submetido a cirurgias podem tornar o doado inapto; – Após 30 dias sem sintomas de COVID-19, o doador estará apto a doar.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE