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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Nova praça de pedágio será entre Guapimirim e Magé

Depois das audiências públicas onde nada se esclareceu, decisão para a proposta de Licitação no TCU deve sair até o final do ano

Wanderley Peres

A boa notícia da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, é que será desativada a praça de pedágio Pierre Berman, no trecho entre o Rio de Janeiro e Teresópolis da BR-116. Mas, será substituída por outra. Que, sabe-se agora, seria no KM 112,5, ou nas coordenadas 22o35'3,27"S e 43o0'56,31"O, ponto que fica entre Magé e Guapimirim. A mudança da praça, prevista pela ANTT para o novo contrato de concessão da rodovia que liga o Rio de Janeiro a Governador Valadares, em Minas Gerais, com 493 quilômetros de extensão, deve impactar pouco sobre o teresopolitano ou o carioca que é habitual visitante da nossa cidade, mas pode representar transtornos para os municípios vizinhos de Guapimirim e Magé, onde o deputado Jaziel já publicou outdoor por conta da novidade que, por ora, da forma divulgada, está valendo. A planilha de pedágio, que define a praça no território de Guapimirim, ainda no trecho de baixada da estrada, não cita as famigeradas "praças auxiliares", e os vereadores de Teresópolis já estão alertados para a pegadinha, que pode ser embutida no contrato, mesmo não tendo sido discutidas nas audiências públicas.

A licitação para a exploração do serviço está prevista para ocorrer até o primeiro trimestre de 2022 e inclui, entre outras, essa mudança que muito pode afetar Teresópolis. A proposta de licitação ainda está em análise pelo Tribunal de Contas da União. O parecer do TCU fica pronto no quarto trimestre de 2021. O Ministério de Infraestrutura espera iniciar o processo licitatório ainda no primeiro trimestre de 2022 e pelo novo contrato, a empresa que vencer a licitação terá prazo de 30 anos para manter e explorar a prestação de serviços nas rodovias BR-116, (Santos Dumont), BR-465, (Arco Metropolitano), e BR-493, (Magé-Manilha), as três estradas no estado do Rio de Janeiro. 

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou as obras na BR-493, via que liga Magé a Itaboraí, no último dia 30 de julho. Os trabalhos de reforma e duplicação foram retomados dia 1º de julho, e o plano é que sejam entregues antes da concessão da rodovia à iniciativa privada. A nova empresa concessionária terá a obrigação de mudar o sistema de arrecadação para a tecnologia automática (tag), que funciona por meio de radiofrequência, agilizando a cobrança e evitando congestionamentos e o valor da tarifa será calculado de acordo com a quilometragem percorrida, essa uma reivindicação antiga de moradores e empresários dos municípios por onde passam essas estradas. Ao menos três pedágios da nova concessão serão no estado do Rio.

Pelo projeto conhecido, e ele pode ser mudado sem cerimônia alguma ou respeito às audiências públicas, como ocorreu duas décadas atrás, quando surgiram praças onde não havia previsão, uma das praças ficaria no trecho de baixada da BR-116. Outras praças da BR-116 só no estado de Minas Gerais, entre o km 168,1 e o km 214,7 e entre o km 2,1 e o km 148,4.  – BR-116/MG, entre o km 408,5 e o km 818,1. – BR-493/RJ, entre o km 0,0 e o km 26,0 e entre o km 48,1 e o km 123,7. – BR-465/RJ, entre o km 0,0 e o km 22,8.

Pedágio pode custar R$ 12

Foi realizada no final do mês de maio uma audiência pública virtual da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para discutir o projeto da nova concessão da Rodovia Rio-Teresópolis – atualmente com a CRT, que está cumprindo apenas prorrogação temporária de contrato. Na oportunidade, foi discutido o processo de concessão federal do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ) – Governador Valadares (MG), que compreende três rodovias federais: BR-116/RJ/MG – que abrange trecho da Estrada Rio-Teresópolis administrada pela CRT; BR-493/RJ; e BR-465/RJ. No caso do trecho que corta o nosso município devem ser incluídas no edital a construção do viaduto próximo ao Parque Ermitage – que já era previsto inclusive como obrigatoriedade para liberar o condomínio, portanto nenhuma novidade, a implantação de uma passarela subterrânea no Soberbo como incremento ao turismo na região e a demolição da praça de pedágio em Três Córregos. Também segundo o que foi apresentado na região, pode ser incluído um sistema de redução de tarifa para os usuários frequentes da rodovia, fazendo com que o valor caia dos atuais R$ 17,90 para algo em torno de R$ 12.

 

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Edição 25/04/2024
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