Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova fase da retomada de serviços do Detran conta com “drive thru” de documentos

Inovação com liberação de licenciamento sem que o motorista saia do veículo e ampliação de entrega de CNH marcam o retorno gradual das atividades

O Detran-RJ deu início, na manhã desta segunda-feira (22), à segunda etapa do retorno gradual dos serviços. Uma novidade é a entrega do licenciamento no modelo drive-thru, onde a pessoa não precisa sair do veículo para ser atendida. Outro serviço que foi ampliado nesta etapa é a entrega de carteiras de motoristas que estavam prontas antes da pandemia. Com a quarentena, os documentos ficaram retidos nas unidades do Detran e, agora, oito postos da região metropolitana já estão abertos para a entrega dessas CNHs. Ao todo, 85 unidades em todo o estado já voltaram a funcionar. A maioria, 61 locais, é para entrega de RG.
“Abrimos mais 20 postos para emissão do licenciamento no modelo drive-thru, onde a pessoa não vai precisar sair do veículo para pegar o documento. Aos poucos estamos aumentando os números de unidades para retornar aos atendimentos com a segurança que o período exige. Lembramos que o uso de máscaras é obrigatório nas unidades e pedimos, se possível, para que as pessoas compareçam às unidades sem acompanhante”, ressaltou o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.
A professora aposentada Eunice Martins, 50 anos, agendou a retirada do licenciamento anual no posto da Barra da Tijuca. “Achei a iniciativa bem interessante, pois não precisamos sair do carro para pegar o documento. O atendimento foi rápido e os funcionários estavam respeitando o distanciamento. Me senti segura”, relatou.
Vale lembrar que, por conta da pandemia do Coronavírus, o governador do estado suspendeu a exigência de vistoria para o licenciamento anual de 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros. Dessa forma, nenhum veículo do Estado do Rio de Janeiro passará pelo procedimento de vistoria no serviço de licenciamento anual, neste período. A exceção é para os serviços de segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e para Trocas de Propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município, onde a vistoria continua obrigatória para todos os tipos de veículos.
Outra novidade anunciada para essa semana é a volta das auto-escolas. As aulas teóricas e práticas estão autorizadas a partir da próxima quarta-feira (24). Mas os centros de formação de condutores terão que seguir algumas regras como reduzir pela metade o número de alunos em salas de aula, manter distanciamento de 1,5m e higienizar o veículo antes e depois que um aluno fizer a aula.

Veja quais serviços estão disponíveis:

Identidade
Entrega dos documentos de identidade solicitados antes da pandemia: O serviço não necessita de agendamento e está disponível em todos os postos de Identificação Civil da capital fluminense e dos outros 26 municípios (Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias, Araruama, Teresópolis, São Gonçalo, Macaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Nilópolis, Três Rios, Barra Mansa, Resende, São João de Meriti, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio Bonito, Barra do Piraí, Valença, Miracema, Itaboraí, Mesquita e Maricá). As exceções são os shoppings que ainda não estão abertos.
Primeira e segunda via da identidade: Na sede e nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti), mediante agendamento, pelo site ou pelo teleatendimento. Os horários de funcionamento são diferentes de acordo com a unidade escolhida, por isso será informado no ato do agendamento.

Habilitação

Segunda via da Carteira de Habilitação: O serviço só está disponível na sede e nas três unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, mediante agendamento prévio. Na sede a marcação só acontece pelo teleantendimento e para as unidades do RPT os serviços podem ser agendados pelo site ou pelo telefone.
CNH emitida antes da pandemia: A entrega acontece na Sede no Centro do Rio; nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias; em quatros shoppings – Américas Shopping (Recreio dos Bandeirantes), Center Shopping (Jacarepaguá), West Shopping (Campo Grande) e Niterói Shopping (Niterói). Esse serviço não necessita de agendamento. Nas unidades dos shoppins, o atendimento será de 12h às 16h e nas demais, de 10h às 16h. Basta comparecer nas unidades citadas, mas nos shoppings, para evitar aglomeração, o atendimento foi dividido em ordem alfabética. Na semana de 22 a 26 de junho, segunda, quarta e sexta-feira, serão atendidas pessoas com inicias de A até J e na terça e quinta-feira será a vez das iniciais de K até Z.
Troca da permissão para a CNH definitiva: Disponível apenas na sede e também deverá ser agendado exclusivamente pelo teleatendimento. Este serviço está sendo oferecido somente para casos de urgência para pessoas que precisam da CNH definitiva para trabalhar. Dessa forma, é um serviço prestado em caráter excepcional.
Atenção: Importante frisar que Habilitações e PPDs vencidas de 19 de fevereiro de 2020 para cá estão com a validade prorrogada.

Veículos

Licenciamento Anual: Serviço disponível na sede, no Centro do Rio, nas três unidades do Rio Poupa Tempo e em 20 postos de vistoria no sistema drive thru. São eles: Barra da Tijuca, Ceasa, Haddock Lobo, Tubiacanga (Ilha do Governador), Santa Cruz, Vila Isabel, Reduc (Duque de Caxias), Nova Iguaçu, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana. Angra do Reis, Paraíba do Sul, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia, Campos, Macaé e Itaperuna, no interior. É necessário realizar agendamento pelo site ou pelo teleatendimento.
Vistoria: Por conta da pandemia do Coronavírus, o governador do estado suspendeu a exigência de vistoria para o licenciamento anual de 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros. Dessa forma, nenhum veículo do Estado do Rio de Janeiro passará pelo procedimento de vistoria no serviço de licenciamento anual, neste período.
Exceto para os serviços de segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e para Trocas de Propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município, onde a vistoria continua obrigatória para todos os tipos de veículos.
Serviços com despachantes : Com o objetivo de viabilizar o atendimento de pessoas que precisam dos serviços imediatamente e preparar o departamento para a retomada total após a pandemia, alguns serviços, que não necessitam de vistoria, estão sendo realizados na sede do departamento, pelos despachantes. São eles: Primeira Licença e Segunda Via de Placa Mercosul (com pagamento de Duda de locomoção), Baixa e Inclusão de Alienação, Mudança de Cor, Blindagem, Inclusão de GNV, Troca de Categoria, Alteração de Nome/Razão Social, Inclusão de ANTT, Alteração de Características e Transferência de Propriedade Especial.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE