Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova diretoria do Conselho da Cidade é empossada

Membros do poder público e da sociedade civil organizada vão ajudar a ?pensar? o município até 2020

O Conselho Municipal da Cidade está completo e já empossou os 13 membros indicados pelo poder público. Junto com os outros 13 membros eleitos pela sociedade civil organizada, eles vão “pensar” a cidade, sugerir e orientar ações da municipalidade. Na Reunião Ordinária do Conselho, também foram eleitos o novo presidente e vice-presidente. Raimundo Lopes, secretário municipal de Meio Ambiente, vai presidir o Conselho Municipal da Cidade até 2020. A professora do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Ana Maria Gomes de Almeida, que presidiu o conselho nos últimos dois anos, será a nova vice-presidente.
O prefeito Vinicius Claussen esteve presente à posse e destacou a importância do Conselho Municipal da Cidade e dos demais conselhos para Teresópolis. “É fundamental entender a importância da sociedade civil organizada na condução da cidade e ajudá-la a se estruturar, a construir um plano de ação e trabalho. Tenho orientado aos secretários que busquem reformular os conselhos temáticos, como o de Meio Ambiente, por exemplo, para que haja a paridade entre a sociedade e o poder público. É preciso também evitar que o presidente seja obrigatoriamente o secretário da pasta, para que se abra a possibilidade da condução ser também da sociedade civil organizada. Isso ajuda a que a gente tenha o equilíbrio”, lembrou o prefeito que, antes de assumir o Executivo Municipal, atuou nos conselhos da Merenda Escolar, da Segurança Pública e do Turismo.
A nova vice-presidente, Ana Maria, lembrou das dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos na presidência do Conselho. Isso por conta da instabilidade política e econômica vivida pelo município, com a constante troca de prefeitos e secretários de Planejamento e Projetos Especiais. “Esses dois anos foram muito conturbados; foram muitos prefeitos, muitos secretários e não houve continuidade do trabalho. Então, meu maior empenho foi não deixar o Conselho acabar. E, apesar de todas as dificuldades, a gente conseguiu produzir, inclusive com a aprovação pela plenária da proposta de Código de Obras”, relatou, acrescentando que a situação agora é diferente. “Eu deposito muita esperança nos próximos dois anos, no trabalho e empenho dos conselheiros. Espero que haja apoio do prefeito e seus secretários, porque sem o apoio do poder público tudo fica muito difícil”, concluiu.
A professora Ana Maria deve atuar como uma espécie de “conselheira dos conselheiros”, para ajudá-los com sua vasta experiência de atuação no Conselho Municipal da Cidade. Para o presidente Raimundo Lopes, é preciso a colaboração entre o poder público e a sociedade civil para que a cidade dê um salto de qualidade. “O Conselho da Cidade é fundamental para o município. Ele tem um papel importante como indutor do desenvolvimento de maneira sustentável. E aí entra a revisão do Plano Diretor, elaborado há 12 anos. Essa Teresópolis já não existe mais, ou ficou muito pouca coisa dela. É preciso atualizá-lo para a gente projetar pra frente. É um desafio gigantesco”, concluiu. 
O prefeito elogiou a escolha dos novos presidente e vice. “Fiquei muito feliz com escolha do Raimundo para presidente. É uma pessoa capacitada, um servidor de carreira, uma pessoa que pensa a cidade para o futuro, que deseja deixar um legado. E a professora Ana Maria, com toda a sua experiência, vai, com certeza, ajudar ao conselho a retomar sua agenda e suas ações em prol da cidade, recuperando o tempo perdido nesses dois anos. Saio daqui vendo que a sociedade quer participar e fazer o seu papel. E o Conselho Municipal da Cidade tem dois papéis essenciais para Teresópolis: o controle social sobre a cidade e a influência na criação das políticas públicas", concluiu.  No boxe, veja a relação dos membros do Conselho Municipal da Cidade.

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE
a) Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais: Titular: Frederico Moreira Gomes, Alessandro Hilleshein Silva; Suplente: Paulo Henrique Teixeira Nogueira, Adriana Fátima Aquino de Oliveira. 
b) Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Titular: Kleber Cozzolino; Suplente: Guilherme Ferreira Marques.
c) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Titular: Marcos Ferreira dos Santos Jaron; Suplente: Manuela de Almeida Castor do Amaral.
d) Secretaria Municipal de Turismo: Titular: Henrique Silva; Suplente: Fernando Moraes Rocha. 
e) Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Titular: Raimundo Antônio Lopes; Suplente: Fátima Carolina Freitas.
f) Secretaria Municipal de Serviços Públicos: Titular: Márcio de Almada Rocha; Suplente: Rosangela do Nascimento Vitório.
g) Secretaria Municipal de Defesa Civil: Titular: Bruno Ramos da Cunha; Suplente: Jacinto Silva do Nascimento.
h) Secretaria Municipal de Segurança Pública: Titular: Naum Aguiar Fibiger; Suplente: Juçara Lima de Oliveira.
i) Secretaria Municipal de Administração: Titular: Lucas Guimarães Homem; Suplente: Marcos Antonio da Silva.
j) Secretaria Municipal de Cultura: Titular: Sayonara Zeitune; Suplente: Luciana Pegorer Pera.
k) Legislativo Local: Titular: Jackson Alves Muci; Suplente: Guilherme Pacheco Salgado.
l) Ente Federal: PARNASO: Titular: Breno Herrera Coelho: Suplente: Marcus Machado Gomes.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE