Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Ninguém tomou segunda dose de vacina de fabricante diferente em Teresópolis”

Depois do erro crasso da Saúde divulgado no DIÁRIO, governo faz comunicado para tranquilizar a população

A prefeitura de Teresópolis divulgou banner em seu site informando que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, das pessoas com a imunização completa no município, todas receberam as duas doses do mesmo fabricante. A nota  não desmente notícia publicada no DIÁRIO, dando conta que diversas pessoas agendadas para tomar a segunda dose da Coronavac, nem anuncia providências quando ao erro cometido. Segundo matéria publicada pelo jornal, s pessoas vacinadas com a primeira dose estavam voltando para casa sem a vacina porque teriam tomado imunizante diverso do informado em seu recibo de vacinação, erro que teria acontecido com 21 pessoas, no dia 30 de junho, todas essas pessoas agendadas para a segunda dose em 23 de julho. Em resposta à redação, a Secretaria Municipal de Saúde já tinha garantido que, apesar do problema na marcação, todas as doses foram aplicadas corretamente, e que o erro foi percebido e corrigido na mesma hora para todas as pessoas”, conforme publicado pelo jornal na quarta-feira, 28.

Diversas pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 em Teresópolis, com o imunizante da Coronavac, ao procurar a secretaria de Saúde para a segunda dose, dentro do prazo menor, de vinte e poucos dias, descobriram então que tomaram vacina da Oxford, que tem intervalo de três meses, voltando para casa frustradas pelo descontrole da prefeitura e, também, pelo risco que teriam corrido, considerando que a AstraZenica é vacina que teria restrições, em alguns casos.

“Minha esposa foi hoje tomar a segunda dose, que consta na carteira de vacinação coronavac, primeira dose 30/06/21, marcada para tomar a segunda dose hoje 23/07/21, quando foi informada pela responsável que teria havido um erro na vacinação, que a vacina tinha sido da AstraZenica e não da Coronavac. Um absurdo isso, é grave. Então, todas as pressões que foram vacinadas no dia 30/06 devem por favor verificar pois a prefeitura de Prefeitura de Teresópolis não informou a ninguém. Se ela tem alguma restrição a Oxford hoje estaria doente ou poderia até ter morrido. Ministério Público de Teresópolis, secretaria de Estado de Saúde, isso é uma irresponsabilidade e precisa ser investigado. Não é questão de escolher a vacina, mas de ser informado corretamente”, comentou no site da prefeitura o Julio Vaz (quem tornou público o erro da prefeitura), respondendo, de pronto, a assessoria de comunicação do governo municipal, afirmando que o fato seria apurando e a responsabilização, caso devida, seria aplicada a quem coubesse.

Em resposta a O DIÁRIO, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 21 pessoas se vacinaram e levaram o comprovante trocado em Teresópolis. “O que houve, segundo a Secretaria de Saúde, foi erro de comunicação entre quem aplicou a vacina e quem preencheu as fichas.

Segunda dose com vacina de fabricantes diferentes para gestantes e puérpuras

Nesta sexta, 30/07, é a hora das mulheres com 36 anos receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Haverá ainda segunda dose para quem está no prazo e antecipação das segundas doses para professores da rede pública e privada de educação, que receberam a primeira dose da Pfizer ou AstraZeneca/Oxford no dia 08/06. 

A Secretaria de Saúde informa que reavaliará nota técnica e vai considerar tanto o posicionamento do Governo do Estado, quanto o risco da variante Delta. Assim que houver disponibilidade de novas doses, além da antecipação para os professores, é prevista antecipação da segunda dose para mais grupos considerados de risco.

Ainda nesta sexta-feira (30), gestantes e puérperas que receberam a vacina AstraZeneca/Oxford na primeira dose, poderão completar a imunização com a vacina da Pfizer. Esta vacinação mista, com a utilização de imunizantes de dois fabricantes, está respaldada pelo art. 3 da Deliberação Conjunta ad Referendum CIB-RJ n.o 6.

Segundo o artigo da deliberação da Comissão Intergestores Bipartite, da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, gestantes e puérperas com e sem comorbidades, que já tenham sido vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca/Oxford, deverão receber a segunda dose da Pfizer, após intervalo de 12 semanas e assim, completar o esquema vacinal com as duas doses.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE