Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Natal: Polícia mantém segurança reforçada até às 22h

30º BPM também investe em sistema de monitoramento para evitar ação de bandidos nesse período

Marcello Medeiros

Com o aumento da movimentação no comércio no período natalino, o 30º Batalhão de Polícia Militar amplia ainda mais a atenção para evitar ação de oportunistas. Para evitar que marginais interessados em aplicar golpes ou praticar furtos e roubos se aproveitem da correria e ás vezes falta de atenção do cidadão, que também tem mais dinheiro por conta do décimo terceiro salário, a segurança nas principais ruas estará reforçada até o próximo dia 24, véspera de Natal, até às 22h, por conta do horário estendido do comércio. Além de mais homens e viaturas nas ruas, o quartel local tem investido no sistema de monitoramento e instalação de câmaras em vários pontos do município.
“Ampliamos o reforço através das duplas de policiamento a pé, conhecidas como Cosme e Damião, motocicletas e viaturas, por conta do movimento do comércio, com previsão para ser estendido até o dia 24. Em tratado com o Sincomércio, passamos a implementar o policiamento ainda maior do que o já implementado até às 22 horas, inclusive no domingo, haja vista que lojas poderão ser abertas no domingo. Sendo assim queremos tranquilizar a população a cerca da segurança, porque o 30º  BPM está nas ruas para que as compras possam ser feitas com tranquilidade e o cidadão livre de oportunistas que possam tentar furtar a bolsa de uma senhora ou aplicar um golpe saída de banco, por exemplo. Que esses bandidos estejam observando nossa presença e desistam dessa ação. Também estamos com monitoramento por câmeras de segurança, alocadas em pontos estratégicos do município em nossa sala de operações. São câmeras de altíssima precisão e quando o operador observa algo suspeito já aciona a viatura, que age imediatamente  a fim de coibir ilícito que por ventura viesse a acontecer ou prender em flagrante caso aconteça ilícito”, destacou a Major Renata Alves, Chefe da P3, em vídeo divulgado pelo 30º BPM nesta segunda-feira.
Na mesma publicação, o Comandante da corporação no município lembrou que, mesmo com a segurança reforçada, que as pessoas tenham atenção redobrada na hora de sair às compras. “Estamos trabalhando para trazer mais segurança para todos que frequentam nosso comércio em Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José. Também pedimos que tenham sempre muito cuidado ao portar celular, não deixar bolsa em banco de veículo para evitar oportunistas de plantão. De qualquer forma estamos de olho, estamos com câmeras funcionando e policiamento reforçado e para que você possa fazer as compras de natal com muita tranquilidade”, atentou o Coronel Marco Aurélio Santos.
Além de mais equipes a pé, motocicletas e viaturas na região de comércio, o 30º também tem mantido equipes de plantão nos principais acessos do município para desestimular a ação de criminosos de outras cidades em Teresópolis.

Números da segurança
Quem sair para comprar as lembrancinhas de amigos e familiares deve ficar bastante atento. Além de ataques diretos, os roubos, que podem implicar contra a vida da vítima, existem ainda as abordagens de estelionatários com promessas de todo o tipo, geralmente oferecendo algum tipo de lucro. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), em 2018 já foram registrados na 110ª Delegacia de Polícia 246 casos de estelionato. Porém, tal número pode ser ainda maior, levando-se em conta que muitas pessoas, às vezes envergonhadas por terem sido ludibriadas, não denunciam os meliantes – bandidos que atuam de diversas maneiras para conseguir dinheiro fácil. O número de assaltos entre janeiro e outubro é outro preocupante: Foram 100 ocorrências no período.

É muita história
Conseguir dinheiro sem precisar se cansar é o sonho dos golpistas. E, para isso, criam histórias mirabolantes onde as vítimas acreditam que vão ter algum tipo de lucro e acabam na pior. A ganância acaba deixando muita gente sem racionar direito: Um dos exemplos é o golpe onde a pessoa acredita que vai receber um prêmio por ter encontrado um objeto na rua. Para ir recebê-lo, porém, é preciso deixar a bolsa com a pessoa que está dando a recompensa. A informação é que “não pode entrar com bolsa em tal loja”. E, mesmo nunca tendo visto o “bondoso”, a vítima acaba deixando seus objetos pessoais e, na maioria das vezes, junto com eles grande quantia em dinheiro. Não encontra a loja indicada e, na volta ao local do encontro, muito menos os golpistas. Geralmente, os estelionatários agem na saída de agências bancárias, após observar quem faz saques.

Atenção para não ficar no prejuízo
– Não acredite em “ofertas milagrosas” ou “negócios da china”, especialmente por telefone ou internet.
– Tome cuidado com pessoas que o abordam com promessas de prêmios ou brindes. A grande maioria dos casos não passa de armação.
– Se você for abordado por alguém dizendo ser policial, exija sua identificação funcional. É um direito e garantia que você dispõe.
– Não aceite ajuda de estranhos.
– Nunca aceite orientações de supostos técnicos de telefone que oferecem vantagens em tarifas (para telefone fixo ou celular) e pedem que você digite alguma sequência de números em seu telefone, visto que algumas formas de clonagem acontecem assim.
– Cuidado com benzedeiras, rezas, despachos, curandeiros e charlatões que falam em curas milagrosas.
– Reserve seus donativos para entidades idôneas.
– Vá sempre acompanhado na hora de fazer grandes saques, principalmente em caixas eletrônicos e se tratando de pessoa idosa. Os golpistas têm olheiros para informar quem está saindo com muito dinheiro.
– Na internet, atenção redobrada e dar preferência a websites conhecidos, de boa reputação, confiáveis e, que tenham números de atendimento ao cliente e endereço físico.

Marcello Medeiros

 


Polícia Militar colocou mais homens nas ruas. Esquema de policiamento reforçado segue até a Véspera de Natal

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE