Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Na volta às aulas, muita atenção também com as mochilas

Excesso de peso ou utilização inadequada podem causar sérios problemas

Luiz Bandeira

O ano letivo vai começar na próxima semana para a maioria das escolas – com exceção da rede municipal, que passou para o dia 10. Na retomada do hábito de carregar mochilas, o pais precisam ficar atentos à quantidade de material escolar que o filho leva e a organização do material para evitar futuras lesões na coluna. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o excesso de peso nas mochilas escolares e o esforço repetitivo na infância e adolescência ocasionam 70% dos problemas de coluna na fase adulta. E os problemas decorrentes da utilização das mochilas não são causados somente pelo peso excessivo, mas também pela forma como as crianças as carregam.
De acordo com a fisioterapeuta Isabel Peres é sempre válido analisar a postura no dia a dia para evitar dores. A profissional esclarece que é preciso limitar o peso das mochilas a 10% do peso corporal, ou seja, se a criança tem 40 quilos pode carregar até quatro quilos. Outro importante alerta feito pela profissional é para que o aluno nunca carregue a mochila de um lado só no ombro. “O ideal é que ele distribua o peso pelos dois ombros com a mochila o mais alto possível e sempre bem justa nas costas. O uso inadequado pode gerar algumas lesões, pode gerar uma compressão na coluna, um desgaste nas vértebras ou até mesmo uma hérnia cervical”, pontua.
O assunto é muito sério e os pais precisam orientar os filhos garantindo assim que eles sejam no futuro, adultos sem complicações na coluna. Segundo Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) a incidência de dor nas costas de crianças está se assemelhando à da dor nas costas dos adultos, explicou o ortopedista. Ou seja, em seis a sete crianças em cada dez, essas dores têm uma chance de cronificação por falta de orientação e pela falta de cuidados com a coluna em termos de peso.
Algumas providências podem favorecer a saúde dos estudantes como organizar a mochila de forma a distribuir o peso, para que os materiais mais pesados estejam mais próximos ao corpo. A psicopedagoga Adriana Ferreira elege o caderno capa dura, de várias matérias como vilão quando o assunto é peso na mochila, “É sempre recomendável a compra de cadernos individuais mais finos. É também preferível substituir os cadernos no meio do ano, evitando que o aluno sofra com as dores provocadas pelo excesso de peso” indicou. Outra sugestão é que os pais ensinem a criança a ser organizada, mas não devem fazer o trabalho de arrumar a mochila pelos filhos. “Esse é um dos piores erros cometidos por pais e responsáveis. Fazer por eles não vai ensiná-los e, sim, acomodará os estudantes que, com o passar do tempo, terão ainda mais responsabilidade e peso para carregar”, concluiu.

Uso constate de aparelhos eletrônicos
Em relação aos produtos eletrônicos, como celulares, tablets e laptops, o ortopedista Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues informou que já há até um nome para a doença que afeta o pescoço. É “pescoço de texto”. O médico ressaltou que, quando se fala da coluna, ela trabalha como órgão único. Isso quer dizer que quando a pessoa prejudica sua cervical, ela acaba afetando também outras partes da coluna. “A lombar e a toráxica vão junto. A primeira a apresentar problema é a cervical, mas, como ela muda de posição, a coluna inteira tem que mudar”. Aí surgem os grandes problemas, como envelhecimento precoce da coluna e uma incidência maior de dor e de hérnias.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE