Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MP recomenda realização de concurso em Guapimirim

Indicação pode garantir abertura de oportunidades na Câmara Municipal

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Magé, expediu, no dia 26 de junho, recomendação à Câmara de Vereadores de Guapimirim para a realização de concurso público, no prazo de 180 dias. O objetivo da medida é promover a devida composição do quadro de pessoal da Casa das Leis, com a contratação de servidores efetivos concursados em substituição ao número excessivo de comissionados. Na recomendação, aponta o MPRJ que o quadro de servidores atual da câmara é formado por 63 comissionados e apenas 13 servidores efetivos, apesar de a previsão ser de 33 cargos efetivos no órgão legislativo municipal – cinco técnicos legislativos, onze auxiliares legislativos, onze auxiliares de serviços gerais, dois digitadores, dois motoristas e dois telefonistas.
Segundo o MPRJ, o percentual de apenas 17% de servidores efetivos fere os princípios de razoabilidade, proporcionalidade, moralidade e, sobretudo, a exigência legal de seleção por meio de concurso público, o que evidencia a condição de fragilidade do poder legislativo municipal e o inegável prejuízo aos cofres públicos.
A Presidência da ultima Legislatura da Câmara Municipal de Guapimirim reconheceu de forma espontânea a necessidade de se adequar à Constituição, porém, a atual gestão, por intermédio de seu Procurador, Dr. Paulo César, deixou claro que o concurso não está nos planos do atual Presidente. Fato que levou o MPRJ a expedir a recomendação que, além de reivindicar a realização de concurso no prazo já citado, pede a exoneração de servidores ocupantes de cargos de comissão ou de função gratificada que não estejam no desempenho de funções essencialmente de direção e assessoramento, bem como daqueles que estejam em número superior ao quadro de pessoal efetivo previsto.
Recomenda, ainda, a realização das alterações legislativas para evitar a sobreposição de funções, visando à consequente extinção de cargos comissionados na estrutura da Câmara de Vereadores de Guapimirim, que tem 30 dias, a contar do recebimento da recomendação, para se manifestar sobre o seu teor.

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE