Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MP investiga segurança do sistema contra incêndio na UPA

Inquérito Civil Público cobra responsabilidades sobre instalação e manutenção de equipamentos

Falta de médicos, medicamentos, equipamentos adequados para atendimento e recepção dos pacientes… As reclamações sobre a Unidade de Pronto Atendimento Nathan Garcia Leitão, a UPA, são muitas, parecendo ganhar sempre maiores proporções a cada ano – com o aumento do número de pacientes. Entra prefeito e sai prefeito, mas continuam sobrando motivos para questionar a porta de entrada do SUS no município. Não bastasse a preocupação nesse sentido, cujas melhorias não passaram da campanha eleitoral do ano passado, os usuários do serviço e funcionários da unidade hospitalar localizada na Rua Tenente Luiz Meirelles também questionam a segurança em relação a problemas como incêndios, por exemplo. O sistema de contêineres já se mostrou bastante perigoso em diversas situações, como o caso do Centro de Treinamento do Flamengo, onde vários adolescentes morreram após curto circuito em um sistema de ar condicionado, e, por conta disso, as UPAs de todo o estado passaram a ser alvo investigação nesse quesito segurança. Das 43 em funcionamento, apenas nove tem sistemas de proteção contra incêndio como esperado, segundo reportagem publicada pelo jornal O Dia recentemente. Em Teresópolis, o Ministério Público está apurando responsabilidades sobre possíveis irregularidades nas regras previstas para funcionamento de maneira adequada.
O procurador de Justiça Marcos da Motta, responsável pela 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Teresópolis, instaurou o Inquérito Civil Público 2.186/2019, e cobra da prefeitura soluções dos problemas trazidos nos autos do ICP. Foi dado prazo de 30 dias para apresentação de cronograma de resultados. Segundo apurado pelo jornal O Diário, a Secretaria de Saúde teria se esquivou da responsabilidade e direcionado a Secretaria de Administração, responsável pelas licitações do Governo Municipal, como responsável para litigar a demanda. Nesta quinta-feira, entramos em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo Vinicius Claussen para buscar mais informações sobre a situação que envolve diariamente centenas de pessoas. Porém, não obtivemos nenhum tipo de resposta até o fechamento desta edição. Com auxílio de familiares de pacientes da UPA, nesta quinta-feira constatamos que na recepção existem apenas dois extintores, estando os dois localizados no corredor ao lado dos banheiros. Como não tivemos acesso ao prédio público, não foi possível averiguar se há mais equipamentos ou outros sistemas nos demais ambientes da unidade hospitalar.

Bombeiros oferecem curso para prevenção de incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) está com inscrições abertas para a “Semana de Prevenção”, evento que tem como objetivo disseminar ao público externo conhecimentos básicos sobre incêndios (riscos, prevenção) e orientações para casos de emergência. Os interessados devem se dirigir a um dos quartéis participantes até esta sexta-feira, 28. Em Teresópolis, o 16º GBM funciona na Rua Guandu, 680, em Pimenteiras. As vagas são gratuitas e limitadas. O ciclo de palestras e atividades acontecerá entre 01 e 05 de julho, das 19h às 20h50. A ação faz parte das comemorações dos 163 anos da corporação, além de atender ao Decreto Federal 35.309/1954 e à Lei Estadual 5.883/2011. “É importante a participação da sociedade, uma vez que os conhecimentos adquiridos nas atividades são úteis para todo e qualquer cidadão e influenciam diretamente na redução dos danos. É necessária a apresentação de um documento de identificação com foto. O interessado deve ser maior de idade (18 anos)”, destaca a corporação.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da adesão de funcionários das mais diferentes edificações do estado, como profissionais de limpeza, porteiros, zeladores e síndicos. Mobilizar a população para a redução dos riscos de incêndios é uma das vertentes do projeto. Durante as instruções, os civis têm contato com o manuseio de mangueiras e extintores. Os participantes receberão um certificado de conclusão do curso. Em caso de incêndio, o tempo é fundamental e, quanto mais rápido se iniciar o combate, menores serão os prejuízos e a magnitude da ocorrência. Em um momento adverso, o conteúdo do aprendizado da “Semana de Prevenção” pode ser o diferencial para salvar vidas. No entanto, a corporação alerta sobre a importância de ser acionada o quanto antes para atuação nas ocorrências. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2641-4106.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE