Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Motoristas de aplicativos protestam por melhores condições de trabalho

Profissionais reclamam de valores de tarifas defasados após seguidos aumentos nos custos com combustível e manutenção

Os motoristas autônomos que atendem por aplicativos (Uber e 99) realizaram nesta terça-feira uma paralisação das atividades e uma manifestação que contou com dezenas de participantes. Os trabalhadores, que realizaram uma carreata pelas ruas da cidade, reivindicam melhores condições de trabalho, como o reajuste do valor do quilômetro rodado, que consideram defasado, principalmente após diversos aumentos nos preços dos combustíveis nos últimos meses. O protesto fez parte de uma mobilização nacional da categoria, com manifestações em diversas cidades. Segundo os profissionais, há casos em que o valor da corrida não cobre sequer o gasto de combustível.

“A gente reuniu uma porcentagem de motoristas reivindicando em defesa da categoria, querendo que as principais plataformas aumentem as tarifas, porque a gasolina está aumentando, a manutenção do carro está aumentando e as principais plataformas estão baixando o preço, implementando outros meios de transporte dentro da plataforma. A Uber Promo e a 99 Poupa. A gente tem ainda outras reinvindicações: poder ver o destino da pessoa na plataforma Uber, ver foto, imagem da pessoa”, explicou Rodrigo Lima.
A manifestação foi convocada através de grupos de Whatsapp dos motoristas que estão insatisfeitos com a situação em que as empresas apenas criam iniciativas em favor dos passageiros, enquanto os motoristas foram recebendo um valor por quilômetro cada vez menor ao longo dos últimos cinco anos. Dezenas de motoristas compareceram e se reuniram para a ação.
“A gente é a engrenagem dessa plataforma e temos que mostrar para eles que o maior lesado é o motorista, para o passageiro não importa, para ele sempre o melhor é a corrida mais barata”, afirmou Rodrigo.
O grupo se concentrou no Bairro de Fátima, em frente à Casa de Cultura Adolpho Bloch e em seguida saiu pelas ruas da cidade promovendo um buzinaço. Eles reclamam que têm acumulado prejuízos com as novas modalidades promocionais de cobrança criadas pelas companhias em razão de preços reduzidos para atrair os clientes. 
“As plataformas só diminuem , cada vez mais. Desde que a 99 começou, já baixou 4 vezes o preço da tarifa e criou uma nova categoria que é a 99 Poupa e a Uber criou o Promo. Temos muitas quebras por causa dos buracos, pavimentação ruim das ruas que causa quebra de suspensão, custa manutenção, pneus furando. Essa manifestação acontece em todo pais, Rio,  Friburgo, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu”, destacou o motorista. 
Os profissionais querem um reajuste nos valores das corridas baseado nos custos que os condutores estão tendo como é o caso do preço dos combustíveis e o desgaste com o veículo – as manutenções periódicas que precisam ser realizadas no carro.

Posicionamento das empresas
A Uber e a 99 Táxi enviaram respostas à imprensa em que alegaram que as promoções foram criadas para gerar mais viagens em horários de baixo movimento e que os motoristas não são obrigados a aceitar as corridas.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE