Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Moramos em um paraíso muito mal administrado”, diz vice do Avante

Professora Norma Lima, da chapa de Leandro Neves, destaca a importância do turismo para o crescimento de Teresópolis

Marcello Medeiros

No início da segunda semana da série de entrevistas com os candidatos ao cargo de vice na próxima gestão municipal, esteve nos estúdios da Diário TV nesta segunda-feira, 02, a candidata na chapa do Avante, Norma Lima. A professora, que concorre junto com o policial militar Leandro Neves, escolheu os temas “Turismo” e “Cultura” para apresentar algumas propostas a serem realizadas caso a dupla seja eleita no próximo dia 15. “Costumo dizer sempre que moramos em um paraíso muito mal administrado. Vivemos em uma cidade linda por natureza, onde Deus caprichou. É uma cidade belíssima, cercada por montanhas, por belezas que encantam nossos olhos. Temos um potencial enorme de turismo que não é aproveitado. Turismo gera dinheiro, faz a economia crescer, e precisa ser melhor trabalhado”, frisou.
A professora, que já atuou nas redes particular e estadual, também é comerciante e destacou a importância desse setor para a economia de modo geral, tratando como decadente a maneira que o tema vem sendo trabalhado em Teresópolis nos últimos anos. “Podemos ser uma cidade do jeito que estamos, que nos encontramos, ou ser igual a Campos do Jordão, onde qualquer bica d´água vira atrativo turístico. Faltam lojas de artesanato, de lembranças, e outras coisas que não vemos aqui. Campos do Jordão gira o turismo e aqui, que é muito mais bonito, não exploramos suficientemente”, enfatizou a vice do Avante, falando ainda sobre a importância da realização de parcerias com hotéis e pousadas para “elevar a cidade ao patamar de desenvolvimento necessário, que hoje se encontra atrasado”.
Norma citou ainda a ideia de criação de uma espécie de passaporte para os turistas, que se visitassem um determinado número de locais indicados nesse documento teriam direito a descontos ou brindes como forma de incentivar o retorno ao município. A candidata a vice também falou sobre a necessidade de melhor investimento em sinalização e um olhar diferenciado para Segundo e Terceiro Distritos. “Nossa zona rural é lindíssima, pode ser muito explorada com o turismo. Ela está esquecida e precisa desse tipo de ecoturismo, que está na moda. Nossa cidade também o título de Capital Nacional do Montanhismo, mas nada é feito”, citou. “Muito pouca propaganda nesse sentido tem sido feito”, completou a professora, falando ainda sobre ideias para a criação de produtos que levem o nome de Teresópolis para o mundo.

Cultura
Com família na localidade de Morro Grande, na região de Venda Nova, no Terceiro Distrito, Norma lembrou a importância do museu José Francisco Lippi para a preservação da história do nosso município. “Nesse casarão temos um museu que poderia ser muito melhor trabalhado. Ele guarda a história das primeiras famílias de Teresópolis e não vejo ninguém dando valor”. A professora destacou também ideias para a região central do município, como a revitalização da Calçada da Fama, com a mudança no grande volume de fios expostos e a pintura/caracterização dos sobrados, e alterações na Praça da Matriz de Santa Teresa e Casa Arthur Dalmasso. “A nossa praça matriz ainda precisa de socorro. Até um mês atrás não estava legal, deram uma melhorada, mas ainda não está bom. É o coração da cidade e está maltratado, é preciso revitalização, é preciso estar florindo sempre. No casarão, eu e o Leandro sonhamos em vê-lo iluminado, sonhamos em ver Teresópolis grande de novo”.
Feirinha do Alto, locais para o trabalho de artistas e o investimento no setor industrial também foram pontuados pela vice do Avante. A entrevista, na íntegra, pode ser vista na programação da Diário TV, no canal 4 do sistema RCA News, ou em nosso canal no You Tube.

As entrevistas
As sete candidaturas foram convocadas e receberam as instruções sobre a série de entrevistas em que devem utilizar o espaço cedido pela Diário TV para expor suas proposições para a cidade. As entrevistas serão realizadas na sede do Diário na Rua Carmela Dutra, 765, Agriões. Os candidatos a prefeito participarão de conversa de 45 minutos (três blocos de 15 minutos) e os candidatos a vice-prefeito 30 minutos (dois blocos de 15 minutos). Quanto aos assuntos que podem ser abordados, é dada liberdade aos entrevistados para que decorram sobre uma lista de temas previamente estipulados, obedecendo ao limite de três escolhas para os candidatos a prefeito e dois assuntos para os candidatos a vice-prefeito, uma para cada bloco. Ao final os candidatos terão três minutos para explanações de livre escolha. Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Diário TV em até 24h após a participação.

DATAS ENTREVISTAS – CANDIDATOS A VICE
26/10 – Adriana Paganote (vice do candidato Rodrigo Koblitz) 
27/10 – Ari Boulanger Scussel Junior (vice do candidato do Vinícius Claussen)
28/10 – Gilberto Prado * (vice do candidato Geraldo Menezes)
29/10 – José Mário (vice do candidato Alex Castellar)
30/10 – Leide Aparecida Gomes (vice do candidato Luiz Ribeiro)
02/11 – Norma Lima (vice do candidato Leandro Neves)
03/11 – Sergio Luis Monteiro Sampaio (vice do candidato Pedro Gil)

* Substituído do pelo candidato Valdecir do Nascimento após a definição da ordem das entrevistas

DATAS ENTREVISTAS – CANDIDATOS A PREFEITO
04/11 – Rodrigo Koblitz PSOL
05/11 – Vinícius Claussen PSC
06/11 – Geraldo Menezes PDT
09/10 – Alex Castellar DEM
10/11 – Luiz Ribeiro PSDB
11/11 – Leandro Neves AVANTE
12/11 – Pedro Gil PATRIOTA

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE