Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Moradora do Rio de Janeiro que trabalha em Teresópolis está com coronavírus

Sobe para seis o número de casos suspeitos em Teresópolis

Em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura no final da tarde desta quarta-feira (11), a secretaria municipal de Saúde atualizou os dados sobre notificações relacionadas aos casos suspeitos de novo coronavírus em Teresópolis. De acordo com o documento, há seis casos suspeitos junto à Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Todos tiveram colhidos seus materiais para exame, enviados ao LACEN-RJ e estão em internação domiciliar supervisionado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e os casos suspeitos têm algum elo epidemiológico com viagens ao exterior. “Um dos pacientes com caso suspeito esteve em viagem à Austrália e Dubai, e nesta segunda-feira (9/3), apresentou febre, procurou um Hospital no Rio de Janeiro, onde é moradora, e realizou teste para o coronavírus, que se mostrou detectável. Essa paciente trabalha no município de Teresópolis e sua contraprova foi colhida, encaminhada ao LACEN-RJ e as medidas de controle foram tomadas em relação ao caso e aos seus prováveis contactantes, residentes em Teresópolis”.
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual de Saúde foi devidamente notificado dos casos e segue apoiando tecnicamente a DVE – Teresópolis. Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, os dois pacientes dos primeiros casos suspeitos de infecção por coronavírus não estão mais em isolamento domiciliar, dado o resultado que se mostrou negativo para vírus respiratório (Influenza A e B) e para 2019-nCOV (agente etiológico da COVID 19). “A vigilância epidemiológica permanece em atenção, contando com apoio das Unidades Hospitalares, da UPA 24h, das Unidades Básicas e do SAD. Diante de algum sintoma como angústia respiratória ou febre, moradores de Teresópolis devem procurar uma unidade hospitalar conveniada ao SUS”, destaca ainda a SMS.
Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Júlio Rosa, 366 ou através do telefone 2742-9883, em horário comercial, de 2ª a 6ª feira, ou nas Unidades Primárias de Saúde, onde as equipes podem informar e orientar a população sobre todos os aspectos da infecção pelo COVID-19. É importante destacar que a responsabilidade de prevenir a COVID-19 é de todos. Toda a população deve seguir mantendo as medidas higiênicas essenciais para conter a contaminação pelo novo coronavírus e para o enfrentamento da doença como se deve: com informação, ações efetivas e participação da sociedade.

Casos no estado do Rio
No estado, o número de casos suspeitos chegou a 87. Treze foram confirmados até o final da tarde de ontem e outros 133 foram descartados. Analisando os números divulgados pelos municípios e o governo estadual, percebe-se que há um atraso nessas notificações. Segundo o último dado sobre Teresópolis, por exemplo, havia apenas um suspeito.

Confirmações no Brasil
O número de casos confirmados no Brasil chegou a 52. O novo número foi divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde desta quarta-feira (11), na segunda atualização publicada no dia. O novo balanço marca um pulo de 15 casos em relação ao divulgado mais cedo, quando o sistema da pasta havia contabilizado 37 casos. A maioria das novas pessoas infectadas veio de São Paulo, que saiu de 19 no balanço mais cedo para 30. O Rio de Janeiro foi de 10 para 13 casos confirmados. Brasília subiu de uma para duas pessoas nessa situação. Além desses estados, já tiveram casos identificados a Bahia e o Rio Grande do Sul (2), além de Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo (1).

OMS declara pandemia
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou ontem que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia. O anúncio surgiu quando havia mais de 120 países com casos declarados de infecção. A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. "A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]", afirmou Adhanom no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença. "Por essa razão, consideramos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", explicou durante a conferência de imprensa em Genebra.
Adhanom disse que mudança ocorre depois que, nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China se multiplicou por 13. Para evitar criar o pânico, ele acrescentou, "não podemos dizer isto de forma mais clara ou contundente. Todos os países podem mudar o curso desta pandemia". "Estamos nisto juntos e precisamos de fazer com calma aquilo que é necessário", frisou o responsável da OMS. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE