Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mirantes, diferentes opções para admirar e conhecer Teresópolis

Pontos turísticos permitem ver o município de diferentes ângulos e ainda aprender um pouco sobre nossa história

Um dos prazeres de quem sobe uma montanha é admirar visuais únicos, geralmente de cima. No caso das formações rochosas da nossa região, ver Teresópolis e outros municípios de ângulos diferentes, seus atrativos naturais e também sua distribuição em vários bairros… De cada montanha, se tem uma impressão diferente do município. Bom, esse é apenas um dos benefícios obtidos com esse esporte, cujas vantagens poderiam render logicamente mais um grande artigo por aqui. A ideia de hoje é focar no que se admira e mostrar que, devido às caraterísticas da região, não é necessário escalar ou caminhar por uma longa trilha para obter visuais maravilhosos e incomuns. Basta visitar os mirantes localizados em quatro diferentes cantos do município para, se ainda não aconteceu com você, se apaixonar pelas belezas de Teresópolis e região.

Falando nesse assunto, não dá para começar em outro lugar que não seja o principal deles, o Soberbo. O mirante fica na divisa com Guapimirim e dali se tem a melhor vista para o nosso principal cartão postal, a Serra dos Órgãos. Bem diante dos olhos de centenas de turistas diariamente está a principal montanha da cadeia e a mais importante para a prática desse esporte no país, o Dedo de Deus – afinal de contas, sua conquista, em 08 de abril de 1912, é considerada o marco da escalada brasileira. Além dele, ficam em destaque o Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Cabeça de Peixe, Santo Antônio e a pontinha do São João.
Olhando para outro lado, avista-se o Parque Estadual dos Três Picos, representado ali pela Pedra do Elefante. Com 1.180 metros de altitude e acessada através de caminhada fácil, a montanha tem um paredão rochoso imponente e que também não escapa das lentes dos fotógrafos, profissionais ou amadores em busca de registrar sua presença em um local tão bonito. E falando em “atrativos” daquele mirante, como não citar o gastronômico? Visitar o Soberbo e não tomar um caldo de cana, acompanhado de um pastel napolitano, é quase não ir lá… “Estou aqui há seis anos e já atendi a gente do mundo inteiro, encantada com as maravilhas desse local”, me relatou Adriana Lopes, uma das proprietárias de quiosque localizado próximo ao Terminal Turístico.
 
História e beleza na Granja
Localizado na Alameda Iracema, logo na entrada do bairro Granja Guarani, o Quiosque das Lendas oferece mais do que uma bonita vista para as montanhas que compõem o perfil do Frade – Testa, Nariz, Verruga e Queixo – ou para o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Ele faz parte da história do nosso município e foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1988.  “Os azulejos foram pintados em 1929 e o mirante ficou pronto em 1930, obra do engenheiro teresopolitano Carlos Niocac os azulejos de pintor português Jorge Colaço. Ele representa bem o desenvolvimento que Teresópolis teve nos anos 30, com o surgimento dos bairros nobres da cidade com a Granja Guarani e o Comary. Aliás, o mirante era atrativo para a venda dos lotes da Granja, a partir dele as pessoas se interessaram pelas chácaras e comprar os o terrenos para construir. Além da questão do desenvolvimento, é muito importante na questão turística, pois apresenta quatro lendas indígenas. A principal é a que conta como apareceu a noite, uma das que as pessoas mais se interessam”, conta o Historiador e Jornalista Wanderley Peres, o ex-secretário municipal de Cultura, que, junto com o Inepac, trabalhou pela recuperação do mirante e da área no seu entorno.

De cima, da colina
“Num festival de beleza, que meu olhar descortina, faz ciranda a natureza entorno desta colina”. Em 1968, o trovador Manoel de Araújo Peres pensava assim, ao descrever o que via de um dos principais pontos turísticos de Teresópolis, a Colina dos Mirantes. O atrativo fica no final da Alameda Nilo Tavares, na Fazendinha, e permite uma vista aérea da cidade e de dezenas montanhas da Serra dos Órgãos, do Dedo de Nossa Senhora a Pedra do Papudo. Dos outros lados, avistam-se até o Parque dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. De cima também é possível fotografar um dos pontos do rio Paquequer que anos atrás também era considerado atrativo, a Cascata Guarany. Recentemente, esse espaço recebeu atenção da secretaria municipal de Turismo, que realizou mutirão em parceria com a população para reabrir o espaço e ainda criar uma rampa para saldo de parapente. 

Vale: Acesso fácil e vista única
No final da Avenida Delfim Moreira, próximo ao cruzamento com a Rua Wenceslau José de Medeiros, fica o mirante do Vale do Paraíso. O pequeno espaço público garante uma grande panorâmica da Serra dos Órgãos, “bem de frente”, com destaque para montanhas que são vistas de outros locais, como a Agulha do Diabo. Infelizmente, mais uma vez o local se encontra abandonado e cheio de pichações. 

Nos bairros, mais mirantes
Devido a característica do município, não é necessário procurar “mirantes oficiais” para ver a cidade de cima. De muitos bairros se consegue fotografias maravilhosas da terra de Teresa e suas belezas naturais, principalmente se tratando das diferentes formações rochosas. Um desses locais é o Recanto dos Artistas, onde mora o amigo Edson Brasinha, que nos recebeu para mostrar a vista da sua varanda. “A cada manhã a primeira coisa que faço é abrir a cortina para ver o visual… Estou há 10 anos aqui, mas a cada manhã é um visual diferente… É sensacional… Já fiz imagens com a cidade encoberta e vai abaixando a neblina até vão aparecendo o Dedo de Deus e outras montanhas”, conta.
O ponto mais alto da Vila Muqui, onde ficam as torres de televisão e empresas de celular, é outra dica para ver Teresópolis e suas belezas e, recomendo, aguardar o final de tarde para registrar as cores quentes de um pôr do sol! E, apesar das fotografias, é difícil descrever tamanhas maravilhas. Em Albuquerque/Green Valley, a dica é chegar ao finalzinho da estrada Antônio Vieira, acessando em frente ao Liberty Green, de onde se admira um ângulo diferenciado da Serra dos Órgãos e outros cumes na região do Segundo Distrito. O pequeno mirante é muito procurado por ciclistas, por permitir ligação entre a RJ-130 e a BR-116.

CRÉDITO E LEGENDAS

Marcello Medeiros

zmochila1a e zmochila1bzmochila2

Em Albuquerque/Green Valley, a dica é chegar ao finalzinho da estrada Antônio Vieira, de onde se admira um ângulo diferenciado da Serra dos Órgãos e outros cumes 


Das Torres da Vila Muqui, as montanhas do Parque do Três Picos, com destaque para a Pedra da Ermitage


“Como a noite apareceu”: Nos azulejos do mirante da Granja Guarani, quatro lendas indígenas são contadas


Além de vista para as montanhas e CBF, o Quiosque das Lendas é importante para a história local


Entre as montanhas fotografadas da Granja Guarani, destaque para as que compõem o Frade


Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe… O Soberbo e a majestosa Serra dos Órgãos!


À esquerda do mirante, fica o Parque Estadual dos Três Picos. Em destaque, a Pedra do Elefante e seus 1.180m de altitude


Um novo mirante na Colina dos Mirantes, a rampa para salto de parapente. Espaço recebeu melhoria em meados do ano passado

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE